4 Sermão Quarta 13 de Maio Secamento do Eufrates

Atualidades

No ultimo estudo nós descobrimos que a palavra Armagedom tem sua origem na união de Har (monte em Hebraico) e Meguidom que é a transliteração da palavra Megido, que é um monte que fica no antigo vale de Jeesreel e que se passou a chamar vale de Josafá  após a batalha contra três reis. Descobrimos que existe um lugar chamado Armagedom ( Megido a 88Km de Jerusalém) a pergunta é:

A BATALHA NO VALE DO ARMAGEDOM SERÁ LITERAL?

  1. Os dois livros falam de um juízo e o fim do mundo não é só para as nações ao redor
  2. O fim do mundo é representado por duas ceifas e a seara madura
  3. Jesus fala da seara madura e diz que a ceifa é o fim do mundo

Conclusão: No livro de Joel 3 lemos que o campo era o vale de Josafá , em Apocalipse 16  na profecia , temos a correspondência com este lugar . Notemos que tanto em  Joel como em  Apocalipse, é citado o “dia do juízo final” que é  o retorno de Cristo a esta terra.

“batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 16:16

“e ali com elas entrarei em juízo…” Joel 3:2

Nossa outra chave bíblica está no termo: “as searas maduras” .

O livro de Apocalipse  também se refere ao juízo final  representado por uma seara madura,  leiamos :

“E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, que tinha sobre a cabeça uma coroa de ouro, e na mão uma foice afiada. E outro anjo saiu do santuário, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, porque já a seara da terra está madura. Apoc 14: 14-15

No livro de Joel temos a chave para desvendar a profecia

 “ Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Josafá; pois ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares trasbordam, porquanto a sua malícia é grande. Joel 3. 12-13

A cena de Joel 3 é apresentada melhor em Apocalipse 14, e são representadas por duas colheitas.  Em apocalipse a colheita é apresentada como tendo o tamanho da Terra . Além disso, o próprio Cristo nos afirma que o campo é o mundo todo.

“ Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem;  o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno;  o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos.  Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.  Mateus 13: 36 a 40

 A batalha não será literal, pois se trata do fim do mundo e não apenas uma guerra entre as nações Árabes contra Israel. A profecia amplia o vale de Josafá, vale do Armagedom, para toda a terra. É um evento mundial que marca o fim do mundo com a volta de Cristo e a volta de Cristo será  um evento para toda a humanidade e não só para um povo.

Quem entrará em guerra, quais são os personagens desta guerra?

  1. Os três espíritos imundos reunindo os reis da terra para a Batalha ( Apoc 16)
  2. Os filhos de Deus estarão pregando as advertências ( de Apoc 14)
  3. O Espirito Santo capacitará os filhos de Deus para desmascarar o inimigo ( Apoc 18)

Conclusão: Os três espíritos imundos (O Dragão, a Besta e o falso profeta) através de leis (Imagem da besta) reúnem os governantes de todo o mundo (Os reis da terra) usando sua influência (Apoc 17) para combater aqueles que não aderiram as suas leis (Decreto dominical)  e que estão pregando ao mundo todo alertando para que adorem somente ao verdadeiro Deus e façam a sua vontade. Estes três espíritos de demônios (Poderes religiosos mesclados com poder civil e militar) farão grandes sinais “…que se possível fosse enganariam até os escolhidos “ Mateus 24:24

Os  filhos de Deus estarão pregando contra esta falsa união e irão desmascarar  está tríplice aliança com o poder do Espirito Santo que foi prometido que viria (Atos 2 / Joel 2) e aqui é representado pelo “…anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. Apocalipse 18:1 na forma da chuva serôdia.

Nós estudamos sobre a Babilônia e a sua queda literal pelas mãos de Ciro, que inclusive foi citado por Deus 200 anos antes de seu nascimento já predizendo a queda desta cidade. Agora lemos que os  anjos secam o rio Eufrates preparando o caminho dos reis do oriente. Ciro era do oriente (Medo Persa) nós teremos um outro Ciro, no futuro? O QUE SERÁ ESTE SECAMENTO DO RIO EUFRATES?

  1. Nós lemos em Isaías 8 que as aguas do Eufrates representavam os inimigos do povo de Deus
  2. A mulher ( Babilônia) que batalha contra os filhos de Deus, esta assentada sobre muitas águas ( Apoc 17)
  3. Esta multidão irá tentar destruir os filhos de Deus porque eles estão sofrendo os efeitos das ultimas pragas ( Apoc 16 )
  4. Quando estiverem para lançar mão aos santos, o trono da besta é escurecido ( Apoc 16: 10 )
  5. Mas eles não se arrependem das suas obras e continuaram a Blasfemar contra Deus

Conclusão: em Isaías 8  nós lemos: “eis que o Senhor fará vir sobre eles as águas do Rio, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria, com toda a sua glória; e subirá sobre todos os seus leitos, e transbordará por todas as suas ribanceiras” Isaías 8:7  Israel fazia fronteira com a Síria e o rio Eufrates era o que dividia o país e durante o tempo de colheitas os Assírios invadiam Israel para saquear e destruir.   O Eufrates então  era um símbolo dos inimigos de Israel e esse é o seu significado teológico: Eufrates = inimigos do povo de Deus.

Em Apocalipse 17 temos uma mulher impura (Igreja) assentada sobre muitas águas “Com a qual fornicaram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação. Apocalipse 17:2

A explicação dada pelo Anjo a João ( Versículo 15) fala que as aguas são: Povos, multidões, nações e línguas… 

(pessoas no exército inimigo) Lembrando que:

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8

O grande exército de satanás esta prestes a destruir os filhos de Deus, mas na quinta praga algo acontece:

E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras. Apocalipse 16:10,11

Quando há o escurecimento do trono da besta eles percebem que estão errados e pelejam um contra o outro, porem não se arrependem e blasfemam contra Deus. Atacarão os seus lideres religiosos e Babilônia, que é uma confederação de teologias espúrias, vai cair (conforme apoc 14 “ Caiu, caiu Babilônia…)

Lembre-se de Josafá e os três reis? Quem entrou em Batalha e o que ocorreu? Deus é quem entrou em batalha para defender seus filhos e os exércitos inimigos se destruíram mutualmente. O secamento do rio Eufrates acontece quando o apoio humano à babilônia e seus lideres é retirado, e há a revolta dos exércitos inimigos e isto ocorre na sexta praga e prepara o caminho para a sétima.

Nós lemos que este secamento prepara o caminho dos Reis do Oriente, Quem são os reis do oriente?

Em Apocalipse 7:2  nós lemos “E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo

O lado do sol nascente é o oriente, então estes reis vem do oriente, mas não o oriente terrestre, mas do céu

Em Apocalipse 19:16  lemos: “ No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.”

Em Apocalipse 19 no verso 14 lemos: e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos…” 

Apocalipse 17:14  “ Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.”

Todo o céu virá para nós salvar e está é a mensagem principal do Armagedom. Para os fieis significa a salvação e a destruição daqueles que induzidos pelo grande inimigo, se reuniram para uma luta insensata contra Deus e seu governo. O Armagedom define o fim do grande conflito do pecado nesta terra.

É uma mensagem de conforto, pois mostra o triunfo glorioso de Cristo e do Seu povo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *