3 Sermão Quarta 06 de Maio O Vale de Josafá

Atualidades

O Armagedom é uma guerra final descrita em Apocalipse capítulo 16 e está se formando com espantosa rapidez, todos os itens necessários para o cumprimento das predições contidas nesta profecia,  já estão  evidenciadas.

Enquanto as nossas  atenções estão voltadas para os conflitos entre árabes e judeus, ocidente contra o  oriente,  asteroides que podem se chocar com a terra,  movimentos políticos, o avanço da ciência, e o colapso da economia, as desigualdades sócias, implante de micro chips, códigos de barras, epidemias, vírus letais, pandemia, corona vírus e outras dezenas de alternativas para o fim do mundo, satanás  consegue ter êxito em seu plano maligno de subverter a terra e seus moradores e está arregimentando o seu exército de seguidores,  se preparando para a batalha final…

Então fica a grande pergunta para respondermos:  como será o fim do mundo de acordo com a palavra de Deus?

Vamos iniciar fazendo uma leitura do texto que apresenta o Armagedom bíblico:  ler Apocalipse 16:12 em diante :

“ O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do oriente. E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.

(Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.) E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.”

Quando lemos uma profecia como está devemos fazer algumas perguntas e procurar as respostas, porque ela esta cheia de símbolos e a própria bíblia nos dá a interpretação destes símbolos.

Vale ressaltar que o método de interpretação dos símbolos das escrituras o próprio Deus nos deu e a Igreja Adventista usa este método que é o Historicista por recapitulação, ou seja , nós lemos texto e contexto e buscamos as evidencias na historia, além disso vemos na palavra de Deus a interpretação dos símbolos , como por exemplo em apocalipse 17: 3 e resposta no 17:15 ( muitas aguas e a interpretação do Anjo a João)

Temos que saber sobre os símbolos: o que é o secamento do Eufrates, quem são os reis do oriente e os reis da terra, Os três espíritos imundos, Qual é o grande dia do Deus todo poderoso…

Mas o que me chamou a atenção quando li o texto é : “E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.”

Então se temos uma profecia que cita uma batalha num lugar chamado Armagedom, nós precisamos saber que lugar é este, onde ele fica e se é literal ou também é um símbolo, certo?

Para respondermos temos que decifrar alguns aspectos da profecia e vamos dar um passeio pela Bíblia. Vamos decifrar primeiro uma frase “a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso”   Esta batalha se refere ao juízo final, então temos que procurar na bíblia passagens correlatas e que tem  a ver com o juízo final e que apontem algum lugar

Engenharia Reversa.

E chegamos ao livro de Joel cap 3 , “Porquanto eis que, naqueles dias e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém, congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá “e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra.” (Joel 3:1,2)

Observemos que nestas passagens, temos duas chaves importantes para nosso estudo. A primeira diz respeito ao local da batalha  e teremos que interpretá-la corretamente.

A segunda e mais importante é que de acordo com estes versículos O próprio Deus é quem entrará em batalha contra os opressores de seus filhos. E isto tem um significado especial, pois a presença de Deus é sinal de vitória.

É interessante notarmos  que  estávamos procurando um local chamado de Armagedom , e agora temos um outro local aqui chamado pelo profeta  Joel de “Vale de Josafá” .

Vamos primeiro  explicar que a relação existente entre o livro de Joel e o de Apocalipse 16 , está no fato de que os dois livros  estão falando de um juízo de Deus no tempo do fim, vejamos:

Em Joel lemos: “e ali com elas entrarei em juízo, Joel 3:2

A interpretação do Juízo aqui descrito é de um juízo final, pois Deus esta convocando todas as nações para um acerto de contas.

Em Apocalipse encontramos a declaração do apostolo João afirmando que o Armagedom será : “a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. Apoc 16:14, e o dia do “Deus todo poderoso” nada mais é do que o dia do juízo final.

Mas vamos a historia para vermos o que Deus esta nos falando.

O vale tem esse nome  em homenagem  ao rei  Josafá, e analisando a história deste período, encontramos um importante relato  de uma batalha que ele enfrentou nesta região.

O Vale de Josafá era localizada ao sopé da região montanhosa do lado norte da serra do Carmelo, na planície de Esdrelon, também conhecida como planície de Megido (antigamente era chamada vale de Jezreel – Juízes 17:16 “Tornaram os filhos de José: A região montanhosa não nos bastaria; além disso todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os de Bete-Seã e das suas vilas, como os que estão no vale de Jizreel.)

Josafá ( Rei de Judá)   obteve uma grande vitória neste vale  contra os  Moabitas, Amonitas( filhos de Ló)  e os Meunitas , mas foi uma vitória diferente. Não houve o choque de dois exércitos se enfrentando frente e frente , como era costume..  O livro de II Crônicas capítulo  20 nos relata este acontecimento:

DESTACAR: Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, e disse:  Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. (17) Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco. 

Pela manhã cedo se levantaram saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Josafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.

Agora a grande chave e esperança:

“Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados. Pois os homens de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores do monte Seir, ajudaram a destruir-se uns aos outros. II Crônicas 20:14-23

Guarde bem este fato pois ele será lembrado em outro acontecimento especial e que ainda estudaremos.

 No monte Megido se ergue a antiga cidade de Tell El-Mutesellim (seu nome árabe moderno, significando ‘ Monte (ou montículo) do governador.)  

“E eles os congregaram no lugar que em HEBRAICO se chama Armagedom.” Apóc 16

Percebeu? Veja, a língua natural de João era o aramaico, porém grande porção do Novo Testamento foi escrito em grego. Deveria ser normal para  João achar que quem lesse seus escritos, o fizesse no máximo nestas duas línguas.

Mas aqui neste versículo João descreve uma orientação sobre a língua em que se deveria buscar a palavra ARMAGEDOM ,  e esta palavra deveria ser lida em HEBRAICO, Por quê ?

DECIFRANDO A PALAVRA

Para os povos árabes, o termo usado para “monte” é Tell , por isso o nome da cidade de Megido para os árabes é Tell El-Mutesellim.( seu nome árabe moderno, significando ‘ Monte (ou montículo) do governador *) Mas de acordo com as instruções , a palavra deveria ser lida em hebraico.

Em hebraico a palavra que designa monte é “HAR” e juntando a palavra Megido  ( Transliterado :Megidon)

“Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadadrimom no vale de Megidom.” Zacarias 12:11,

Har (monte) + Megidom (megiddo) temos a palavra HAR-MEGIDOM 

Nós descobrimos que existe este  lugar e que ele está a 88 km a noroeste de Jerusalém, tem 34km or 38Km e vimos que ali ocorreram importantes batalhas no passado, mas agora precisamos saber o significado disto tudo dentro das profecias.

Surge então uma porção de outras perguntas que devemos responder.

  • A batalha é  literal, ou seu sentido é simbólico? ,  O vale de Josafá é o mesmo de antes, ou  existe outro vale?
  • Quem vai entrar em guerra?
  • Vai haver alguma intervenção divina, como aconteceu com Josafá? 
  • Será que vai haver um grande ajuntamento de forças bélicas lá no oriente  como afirmam alguns teólogos? ( Filmes e o filme Megido)

O Ponto central desta mensagem é: Assim como Deus fez a intervenção contra os exércitos inimigos de Josafá, os três reis, assim fará também o Senhor contra os 3 espíritos imundos de apocalipse 16 que estão ajuntando os reis da terra para pelejar contra Deus e seu povo. Não devemos temer o futuro pois se ficarmos com Cristo estaremos no exercito vitorioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *