A grande armadilha do “Salvos pela graça”

Atualidades

Tenho visto a muitos anos a expressão “Somos salvos pela graça” e “Jesus pagou pelos meus pecados e não preciso mais da lei”. Mas será que é isto mesmo? Eu sou uma pessoa que usa mais a lógica do que a emoção, a razão é o meu ponto de análise para quase todas as coisas da vida e confesso que não vejo lógica nestas afirmações. Fui de uma igreja que me dava total liberdade de agir e mesmo pecar, pois fui ensinado que se fosse a igreja pelo menos uma vez na semana estaria justificado e perdoado. Porem nem mesmo esta igreja que me dava total liberdade de vida proclamava que não havia uma lei. Havia, mas do jeito deles e adequada a sua maneira de viver.  Dou graças a Deus por ter conhecido a minha igreja atual a qual dediquei meus últimos 40 anos e posso lhes dizer que sou Adventista por convicção e não por amizade ou comodidade. Alias comodidade é o que não existe nesta igreja pois para ser adventista tive que abdicar de muitos dos meus hábitos e costumes, que não eram errados nos meus tempos de católico. Já disse, sou lógico e por isto coloquei em prova minha igreja e suas doutrinas logo nos meus primeiros anos, aliás, posso dizer que foi no meu segundo ano como “crente” como dizem os católicos, uma maneira de se referir aos que não são da mesma fé, semelhante ao que faziam os judeus ao mencionar os “gentios” , aqueles que não eram judeus.   

O que descobri me levou a ficar e continuar estudando e hoje me sinto bem à vontade para defender aquilo que acredito e não consigo entender como as pessoas podem pensar e pregar que irão viver num mundo sem ordem, sem parâmetro para conduta, sem uma linha que lhes diga o que é certo e o que é errado, sem … lei.

Houve um claro engano, e muitas vezes inconsciente, na doutrina daqueles que pregam que a lei de Deus acabou na cruz, na morte de Jesus, visto que nem mesmo o filho de Deus deu tal interpretação, pelo contrário, Jesus defendeu a lei por diversas vezes e guardou os mandamentos e nos ensinou que assim também fizéssemos. Podemos dizer que seus seguidores foram os culpados de uma interpretação equivocada, após a sua ascensão ao céu, e que sem sua presença pregaram um engano, onde diziam que a lei não precisava mais ser guardada, mas nem isto podemos afirmar pois os apóstolos guardaram, incentivaram e defenderam a lei, os dez mandamentos.  

Antes de entrarmos no mérito da questão, quero que usemos da lógica para analisar a afirmação de que a lei terminou e não precisamos guardá-la.  Veja, se esta afirmação for verdadeira, pergunto: porque devemos ir na igreja e manter uma conduta moral se não há mais o que me diga que é o erro ou o que é pecado? Porque seguir algum pastor, pregador, bispo ou apóstolos modernos que militam nestas igrejas, se no final das contas DEUS NÃO PODERÁ ME CONDENAR, pois se Ele aboliu a lei, qual é o parâmetro que usará para dizer que sou fiel ou não?  Dá para entender o tamanho da encrenca? Vou afirmar novamente, DEUS NÃO PODERÁ ME JULGAR OU ME CONDENAR, e estou afirmando algo que será impossível Deus realizar e só nisto vemos a incoerência da afirmação de que não existe lei. João afirma: Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 1 João 3:4  e o apostolo segue ainda com uma afirmação surpreendente : E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:3-6

Pergunto: O que aconteceu com estas passagens, na bíblia daqueles que dizem que não há lei? Eles escondem estas passagens? Pulam o seu texto? Rasgam a página? Bem na verdade eles não compreendem o que João, Paulo, Pedro e outros apóstolos falam sobre o assunto porque não conseguem identificar QUAL LEI  realmente acabou na cruz e colocam todas no mesmo patamar.  Então há mais de uma lei? Existiam outras leis no tempo de Jesus? A resposta é sim, existiam outras leis que apontavam para o sacrifício do Messias e elas iriam durar até a sua vinda e seu ministério, morte e ressureição.

Vamos relembrar? Quando Adão e Eva pecaram, Deus lhes deu uma esperança e promessa de que viria o salvador e restituiria o homem a aliança com seu Deus. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15

Esta profecia se cumpriu na cruz de Cristo, quando a serpente feriu ao salvador com a imposição da morte e seu martírio, mas teve a sua “cabeça” esmagada com o sacrifício e ressurreição de Cristo. Mas além desta promessa, houve ainda no Édem o primeiro ato que se tornou uma das cerimonias, ou leis, que apontavam para o salvador:  E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Gênesis 3:21  logicamente podemos deduzir que um animalzinho morreu para que lhe fossem utilizadas a peles e confeccionada as túnicas para Adão e Eva. Vimos mais tarde que Caim e Abel vieram trazer ofertas ao Senhor, e que Abel fez um sacrifício “E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Gênesis 4:4” e este foi aceito porque os sacrifícios de cordeiros apontavam para o sacrifício do cordeiro de Deus, Jesus Cristo, no futuro.

Noé foi outro que sacrificou animais e este ato foi aceito por Deus: E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. Gênesis 8:20.

Abraão recebeu a ordem de sacrificar seu filho, mas no final de contas foi o sacrifício de um cordeirinho que Deus aceitou. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. Gênesis 22:13

Mais tarde foi instituído o ritual do sacrifício e ocorriam duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde: “Isto, pois, é o que oferecereis sobre o altar: dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente. Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferecerás à tarde. Êxodo 29:38,39

Este ritual era para toda a nação, mas ao pecador também era exigido um sacrifício “E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha. Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
Levítico 1:1-4

Como podemos ver, o sacrifício era uma das ordens de Deus e simbolizava para o pecador o seu o arrependimento e a compreensão de que um outro ser foi sacrificado em seu lugar, afinal “ O salario do pecado é a morte… Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.Romanos 6:23

Precisamos entender que o sacrifício de animais era apenas uma das leis passadas aos Judeus após a sua saída do Egito e apontavam para o sacrifício de Jesus “ O cordeiro que tira o pecado do mundo” que ainda estava por vir.  No livro de Levíticos encontramos as orientações para este ritual e a importância e seu simbolismo, mas como dissemos este era apenas uma das orientações dada por Deus e que eram conhecidas como “ Lei de Moises” porque o nosso Deus as Deus ao patriarca e ordenou que as escrevesse num livro. Alias neste ponto já temos uma grande diferença entre as leis,  A de Moises ditada por Deus e com uma finalidade que se encerraria na cruz  e os dez mandamentos, escritos pelo próprio Deus “E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Êxodo 31:18

Seria de muito proveito conhecermos estes mandamentos descritos em Êxodo capítulo 20, abaixo transcrevo na integra o texto deste capitulo e seria útil finalizar meditando nesta passagem acima que denota a importância que nosso criador deu ao  decálogo, mesmo sendo este já conhecido desde a criação.

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo
. Êxodo 20:1-17

No nosso próximo estudo…

Vamos estudar Os outros mandamentos e descobrir qual deles foi realmente abolido na cruz e porque.

A instrução de “Colocar o livro do lado da arca” qual a importância desta ordem

Qual é o Livro de Moisés e qual a é lei que os Judeus acusaram Jesus de não cumprir?

Paulo falando sobre a lei de Moises sendo uma maldição para os judeus se continuassem a guarda-las

A famosa carta de Paulo aos Gálatas

Porque as igrejas aceitam 9 mandamentos e desprezam o quarto?

A Igreja católica tirou dois e partiu um ?

Qual mandamento o texto de apocalipse ” … os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. Apocalipse 12:17” esta se referindo?

O sábado  êxodo 31 e apoc 7

A graça é de graça. Mas não é como pregam.

Quem estará no céu sem lei? Ou o que será de um céu sem lei.

Porque os defensores do “Salvos pela graça” dizem que a lei só está no velho testamento e que quem está na lei está debaixo da maldição?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *