ARMAGEDOM, A ÚLTIMA PROFECIA Capítulo 2 “O Vale de Josafá”

Atualidades

 

No nosso último programa nós vimos algumas das interpretações que são dadas à profecia do Armagedom que esta descrita no livro de apocalipse.

Percebemos que a algumas  destas versões se referem a acontecimentos ligados a conflitos humanos ou catástrofes naturais. Nós também analisamos a crença do arrebatamento secreto, e com o estudo das escrituras sagradas , concluímos não ter fundamento a crença de que Cristo virá secretamente para buscar somente algumas pessoas. Bem vindos ao “ Armagedom, a Ultima profecia” No estudo de hoje, vamos começar a desvendar a profecia do Armagedom e os seus simbolismos. Ao buscarmos a interpretação da profecia , vamos estudar vários textos bíblicos  e também  os livros de historia. Você perceberá que existe sempre uma conexão entre os fatos históricos do passado e as profecias para o tempo do fim . Certamente chegará à conclusão de que Deus não faz nada ao acaso ou improviso.

Como um jogo de engrenagens , um relato histórico se encaixa a outro evento . Um texto bíblico no novo testamento no leva a pesquisarmos a  historia descrita no velho testamento e assim por diante vamos construindo este grande relógio que mede não somente o tempo , mas também o destino dos seres humanos.  Você ficará surpreso com a lógica das interpretações que serão apresentadas.

A grande beleza em estudar profecias bíblicas é que encontramos na própria Bíblia as chaves para desvendarmos os seus mistérios. Temos que ler textos, contextos, procurarmos na história, geografia, matemática , linguística entre outros assuntos, mas principalmente estarmos atentos aos detalhes contidos em cada frase, cada sentença.   Nada pode escapar de uma minuciosa análise. Temos que procurar pistas, como um detetive o faz em seu trabalho. Na profecia que estamos estudando, encontramos alguns detalhes que nos ajudarão na sua interpretação. No versículo 16 de Apocalipse 16 , onde temos a descrição da profecia do Armagedom , Vamos encontrar  uma declaração que nos chama muito a atenção, vejamos: “E eles os congregaram no lugar que em HEBRAICO se chama Armagedom.” Apóc 16:16 

Primeiramente temos que responder a uma pergunta intrigante: Onde é este lugar chamado ARMAGEDOM , ele existe realmente , ou é mais um simbolismo? A chave neste versículo, e de toda a profecia  está na palavra Armagedom .

Vamos voltar no passado e estudar a origem desta palavra. Voltemos então até o livro do profeta Joel  quando encontraremos um relato que tem tudo a ver com a profecia em Apocalipse .

Aplicando aqui as regras  de interpretação profética que acabamos de estudar, nós iremos partir do relato apresentado e  procuraremos evidências de como eles ocorrerão e todos os acontecimentos que se correspondem .

Vamos portanto buscar,  fatos na Bíblia que se correlacionam.

por isso é que  vamos estudar as profecias de Joel  no Velho Testamento.

Vamos começar primeiramente com o capítulo 3:

 

“Porquanto eis que, naqueles dias e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém, congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá “e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra.” (Joel 3:1,2)

 

Observemos que nestas passagens , temos duas chaves importantes para nosso estudo. A primeira diz respeito ao local da batalha  e teremos que interpretá-la corretamente .

A segunda e mais importante é que de acordo com estes versículos

O próprio Deus é quem entrará em batalha contra os opressores de seus filhos. E isto tem um significado especial , pois a presença de Deus é sinal de vitória .

É interessante notarmos  que  estávamos procurando um local chamado de Armagedom , e agora temos um outro local aqui chamado pelo profeta  Joel de “Vale de Josafá” .

Vamos primeiro  explicar que a relação existente entre o livro de Joel e o de Apocalipse 16 , está no fato de que os dois livros  estão falando de um juízo de Deus no tempo do fim, vejamos:

Em Joel lemos: “e ali com elas entrarei em juízo, Joel 3:2

A interpretação do Juízo aqui descrito, é de um juízo final, pois Deus esta convocando todas as nações para um acerto de contas.

Em Apocalipse encontramos a declaração do apostolo João afirmando que o Armagedom será : “a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. Apoc 16:14, e o dia do “Deus todo poderoso” nada mais é do que o dia do juízo final.

Mas  não é só isto, ao passearmos por estes livros , vamos encontrar outras situações que se correspondem.

Estudando um pouco mais o livro de Joel vamos encontrar a localização do vale de Josafá e porque ele tem esse nome e é tão importante em nosso estudo.

O interessante  é que Joel,  ao mencionar o vale , nos dá a entender que era uma região conhecida do povo, pois ele o cita  de maneira direta , como se a pessoa que lesse o seu livro logo identificaria o local. Portanto chegamos à conclusão de que este vale ficava perto da cidade de Jerusalém .

O vale tem esse nome  em homenagem  ao rei  Josafá, e analisando a história deste período , encontramos um importante relato  de uma batalha que ele enfrentou nesta região .

Josafá  obteve uma grande vitória neste vale  contra os  Moabitas, Amonitas e os Meunitas , mas foi uma vitória diferente. Não houve o choque de dois exércitos se enfrentando frente e frente , como era costume . Vamos lembrar que as guerras e batalhas da antiguidade , eram geralmente travadas em campo aberto , com os dois exércitos armando seus acampamentos  um defronte do outro , separados por uma larga extensão de terra , onde na verdade iria acontecer o combate . O acampar à vista de seus inimigos , já era uma maneira de intimidação . Geralmente o maior exército armava muitas tendas e mostrava ao inimigo o seu poderio , suas armas e  quanta gente estaria participando da batalha .

A batalha que Josafá travou neste vale , foi diferente desde o seu começo.  O livro de II Crônicas capítulo  20 nos relata este acontecimento :

 

O rei quando viu que o povo que vinha contra ele era muito superior aos seus exércitos, recorreu a Deus para que interviesse e desse o livramento, colocou todo o povo em oração, jejuns e convocou uma assembleia  geral .

A resposta divina foi direta :

“ Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, e disse:  Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco. 

Pela manhã cedo se levantaram saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Josafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.

Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.

 

Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados.Pois os homens de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores do monte Seir, ajudaram a destruir-se uns aos outros. II Crônicas 20:14-23

 

Notemos que o interessante aqui é que Deus trouxe tamanha confusão sobre os inimigos que eles se destruíram mutuamente . Guarde bem este fato pois ele será lembrado em outro acontecimento especial e que ainda estudaremos.

Nada está escrito na Bíblia por acaso. Deus colocou no seu livro instruções e exemplos para que pudéssemos ter certeza da sua presença e direção. Nosso Deus não é um Deus que faz as coisas de improviso , lembre-se disto .

Mas o que liga a historia de Josafá a profecia do Armagedom ? Qual a conexão que existe entre estes dois livros?

É que neste local conhecido como vale de Josafá , temos uma grande chave que nos ajudará em nossa pesquisa , e você vai ficar surpreso com a lógica bíblica .

No vale encontramos uma cidade fortificada com o nome de Meggido, ela fica no cume de um monte estrategicamente situado.

Quando ocorreu a divisão da terra, a meia tribo de Manassés, inclusive os descendentes de Abiezer, herdaram o território compreendido entre o mar e os territórios das tribos de Aser, Issacar e Efraim.

Naquela região ficava o vale de Megido, também conhecido como vale de Jezreel. Megido ( meghiddô ) foi uma das cidades tomadas por Josué, quando invadiu Canaã (Josué 12: 7 e 21 “ E estes são os reis da terra, aos quais Josué e os filhos de Israel feriram,…  o rei de Taanaque, o rei de Megido,).

Pertencia ao território de Issacar, mas foi dada por herança à tribo de Manassés (Josué 17.11  “Porque em Issacar e em Aser couberam a Manassés Bete-Seã e suas vilas, Ibleão e suas vilas, os habitantes de Dor e suas vilas, os habitantes de En-Dor e suas vilas, os habitantes de Taanaque e suas vilas, e os habitantes de Megido e suas vilas, com os seus três outeiros.), a qual não conseguiu expulsar os seus antigos moradores cananeus, que continuaram nela como tributários (Jz 1.27,28; 1 Rs 4.12; 9.15-19; 1 Cr 7.29).

Era localizada ao sopé da região montanhosa do lado norte da serra do Carmelo, na planície de Esdrelon, também conhecida como planície de Megido (antigamente era chamada vale de Jezreel – Js 17:16 “Tornaram os filhos de José: A região montanhosa não nos bastaria; além disso todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os de Bete-Seã e das suas vilas, como os que estão no vale de Jizreel.)

Se estende desde os montes de Nazaré, ao norte, até aos montes de Samaria, ao sul, e entre os montes Carmelo e Gilboa.  E fica à 88 quilômetros a noroeste de Jerusalém.

Ao longo do vale de Jezreel (planície de Esdrelon), corria o rio Quisom (atual Nahr el-Muqatta), começando nas colinas do norte de Samaria, atravessando a planície e banhando, entre outras, as cidades de Suném, Jezreel (1 Rs 18.40), Megido (Jz 5.19), e Jocneão (Js 19.11), indo finalmente desaguar junto ao monte Carmelo, no mar de Acra, próximo a atual cidade israelita de Haifa.

No monte Megido se ergue a antiga cidade de Tell El-Mutesellim (seu nome árabe moderno, significando ‘ Monte (ou montículo) do governador.)  Deste monte pode avistar-se toda a planície de Esdrelom, onde tiveram lugar as principais batalhas do Antigo Testamento, entre israelitas e os inimigos do povo de Deus. Foi aí, na planície de Esdrelom, que Baraque obteve uma grande vitória sobre os cananeus e Gideão sobre os midianitas (Juizes 4-5,7). Ali também encontrou a morte o rei Saul às mãos dos filisteus (1 Samuel 31:8),

Mas quero chamar a sua atenção para um outro fato importante . Lendo novamente o texto em Apocalipse, iremos observar uma instrução específica dada por Jesus a João.

 

“E eles os congregaram no lugar que em HEBRAICO se chama Armagedom.” Apóc 16

Percebeu ? Veja , a língua natural de João era o aramaico , porém grande porção do Novo Testamento foi escrito em grego. Deveria ser normal para  João achar que quem lesse seus escritos , o fizesse no máximo nestas duas línguas .

Mas aqui neste versículo João descreve uma orientação sobre a língua em que se deveria buscar a palavra ARMAGEDOM ,  e esta palavra deveria ser lida emHEBRAICO . Por quê ?

DECIFRANDO A PALAVRA

Para os povos árabes, o termo usado para “monte” é Tell , por isso o nome da cidade de Megido para os árabes é Tell El-Mutesellim.( seu nome árabe moderno, significando ‘ Monte (ou montículo) do governador *) Mas de acordo com as instruções , a palavra deveria ser lida em hebraico.

Em hebraico a palavra que designa monte é “HAR”. Monte não é a mesma coisa que Vale, mas os dois estão sempre juntos. Para haver vale é preciso haver uma cadeia de montes ou montanhas.

Devido a localização da cidade de megido , o monte onde ela se situa também ficou conhecido como megido .

Estamos presenciando a mesma aplicação simbólica que ocorre por exemplo com o monte de Sião.  Sião na verdade é uma parte da cidade de Jerusalém , e não especificamente o monte. Mas culturalmente reconhecemos a existência de um monte chamado Sião

Já o  profeta Zacarias se refere ao vale de Josafá com um novo termo:

“Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadadrimom no vale de Megidom.” Zacarias 12:11,

Nos vemos neste texto  uma transliteração da palavra “ Megido” para Megidom.

A palavra Armagedom deriva  da transliteração da palavra Megiddo para Megidom e juntando as duas palavras : Har (monte) + Megidom (megiddo) temos a palavra HAR-MEGIDOM , ou monte de Megido, e finalmente o apostolo João , a chamou simplesmente de ARMAGEDOM ,  que significa Monte ou Colina de Megido, ou a Colina das Batalhas. Varias expedições estão trabalhando nas escavações arqueológicas em Megido.

A bíblia nos relata uma outra batalha que ocorreu ali

Aproximadamente no  609 A.C. ” enquanto Josías  era rei, o Faraó Neco do Egito subiu  o Rio de Eufrates para ajudar o rei de Assíria. O rei Josías marchou para a batalha, mas Neco  o matou em Megiddo “. Os criados de Josías trouxeram o corpo dele em uma carruagem de Megiddo para Jerusalém e o enterraram na própria tumba “II Reis 23:29-30 : “Nos seus dias subiu Faraó-Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates. E o rei Josias lhe foi ao encontro; e Faraó-Neco o matou em Megido, logo que o viu. De Megido os seus servos o levaram morto num carro, e o trouxeram a Jerusalém, onde o sepultaram no seu sepulcro. E o povo da terra tomou a Jeoacaz, filho de Josias, ungiram-no, e o fizeram rei em lugar de seu pai.”

A cidade nunca recuperou da devastação resultante das diversas batalhas ali ocorridas, mesmo sendo reconstruída 22 vezes.  A Bíblia nos relata também uma outra  grande batalha ali , quando morreu Sísera chefe do exército dos Cananeus e depois foi destruído Jabim rei de Canaã   (Juízes 4 e 5)  .

O termo. “Armagedom” quer dizer  “Monte da Matança”, “Monte da destruição”, “Monte da Maldição”. Está em oposição ao Monte da Bênção, Sião.

O Monte de Sião é mundial, portanto o Armagedom também será mundial. Não haverá qualquer lugar de refúgio para os ímpios :

E os mortos do Senhor naquele dia se encontrarão desde uma extremidade da terra até a outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão como esterco sobre a superfície da terra.” (Jer. 25:33).

Bem agora já identificamos o local que João menciona em apocalipse 16 , E A Bíblia nos diz que haverá uma batalha num local chamado Armagedom.

Nós descobrimos que existe este  lugar e que ele está à 88 km a noroeste de Jerusalém , vimos que ali ocorreram importantes batalhas no passado, mas agora precisamos saber o significado disto tudo dentro das profecias.

Surgem então uma porção de outras perguntas que devemos responder.

A batalha é  literal , ou seu sentido é simbólico ? ,  O vale de Josafá é o mesmo de antes , ou  existe um outro vale?

Quem vai entrar em guerra?

Vai haver alguma intervenção divina, como aconteceu com Josafá? 

Será que vai haver um grande ajuntamento de forças bélicas lá no oriente  como afirmam alguns teólogos?

 

Hoje você pode perceber que Deus deixou muitas experiências do passado para nos orientar na nossa jornada ruma a nova terra.

Não uma terra com todas as imperfeições que temos, mas uma terra totalmente renovada e sem o pecado.

A profecia do Armagedom trata sobre isso. É a orientação de Deus para seu povo , mostrando passo a passo todas as táticas do inimigo e mais que isto,

A profecia nos garante que iremos ser vencedores, se permanecermos junto a Cristo..

Aprendemos que nosso Pai Celestial esta cuidando de cada detalhe de maneira minuciosa.

A profecia do Armagedom oferece um grande mapa àqueles que se propõem a conhecer o que nos reserva a historia .

Não temos que temer os acontecimentos futuros, Nosso Deus esta no controle de todas as coisas.

Portanto a nossa parte é estudarmos a bíblia para conhecermos os alertas divinos. Cristo já nos orientou :

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39
[blip.tv http://blip.tv/play/h9QiguDeSgI?p=1 width=”550″ height=”443″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *