ARMAGEDOM, A ÚLTIMA PROFECIA Capitulo 3 A Batalha será literal?

Atualidades

ARMAGEDOM, A ÚLTIMA PROFECIA

PARTE 3 –  A Batalha será Literal?

 

No programa anterior ao depararmos com textos bíblicos no velho testamento  e relatos históricos, encontramos a ligação da profecia do Armagedom descrita em Apocalipse e o vale de Josafá que realmente existe e esta  localizado no Oriente Médio. Desvendamos também a origem do nome Armagedom  e todo simbolismo que ele representa.  Agora precisamos descobrir mais algumas coisas.

 Vai realmente ocorrer  uma  batalha  literal entre as forças do bem e do mal lá no vale  de Megido?  Ou o seu sentido é simbólico ?

  • O vale de Josafá é o mesmo  de antes , ou  existe um outro vale?
  • Quem vai entrar em guerra?
  • Vai haver alguma intervenção   divina, como aconteceu com Josafá? 
  • Será que vai haver um grande   ajuntamento de forças bélicas lá no oriente  como afirmam alguns      teólogos?

Bem vindos ao “ Armagedom, a Ultima profecia”

Para respondermos a estas perguntas voltemos  então à passagem no livro de Joel  no capitulo 3 versículos 1 e 2 , onde encontramos uma declaração direta feita por Deus:

 

“E ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra.” (Joel 3:1,2)

Vemos aqui  uma importante declaração para podermos saber se esta batalha é literal ou simbólica . Notemos que o próprio Deus é quem declara o juízo sobre as outras nações , e que ELE  próprio é quem entrará em batalha.

Nesta afirmação  já encontramos uma grande semelhança com o que ocorreu com Josafá em sua batalha.

Mais uma vez quero frisar que Deus não faz nada por acaso. Muitos dos relatos bíblicos do passado servem de exemplo para os acontecimentos do futuro.

Vamos estudar agora se a batalha do armagedom  será um evento local ou seu sentido é figurado.

Para descobrirmos isto vamos começar a analisar as características do livro de Joel .

Joel é um livro profético, os acontecimentos e predições escritas tem seu sentido tanto local como para o futuro .

 Em Joel 2:28, por exemplo temos algumas mensagens que nos reportam para acontecimentos sobre o dia do juízo , promessas de poder do Espírito Santo para a igreja pregar as últimas advertências.

O apóstolo Pedro citou estas passagens de Joel no pentecostes onde ele acreditava ser o cumprimento destas profecias.

O derramamento do Espírito Santo ocorrido no dia do pentecostes foi comparado ao da chuva temporã, que caía em Israel um pouco antes do plantio preparando a terra para a semeadura.

E não dizem no seu coração: Temamos agora ao Senhor, nosso Deus, que dá chuva, a temporã e a tardia, a seu tempo, e as semanas determinadas da sega nos conserva. Jeremias 5:24

 O derramamento final do Espírito Santo é comparado a chuva serôdia , que prepara a terra para a ceifa que esta por vir em sua plenitude, a grande advertência é de que só os que estão procurando e se preparado para este evento  receberão o poder do Espírito.

O livro de Joel fala claramente de sinais que antecederiam a volta de Cristo. O profeta nos remete para o tempo do fim , com acontecimentos que são identificados como sinais deste período.

“Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;” Joel 2:28

“ E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”. Joel 2:31

E no capitulo 3  no verso 13, Nós temos uma descrição sobre a condição do mundo  próximo ao dia do juízo final :

“ Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares trasbordam, porquanto a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. O sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor.” Joel 3:13

Novamente vemos uma predição que nos leva ao grande dia do Juízo final , neste versículo temos algumas chaves importantes para interpretar a profecia sobre o tempo do fim.

Mas há uma advertência contida no capítulo 2 deste livro que nos chama a atenção :  Primeiro o profeta coloca a importância das pessoas  se posicionarem neste período da historia, e a segunda chave esta nas palavras “ e acontecerá depois…”  Depois de que? Seria a pergunta mais lógica . A resposta está nos versículos  anteriores 12, 13  , 16 e 17.

  “Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal” 

 Deus está convidando a todos a um arrependimento e uma verdadeira conversão. Como um pai que vê o final das ações de seus filhos, Deus faz um apelo para que o seu povo se achegue mais a Ele para que possam alcançar a salvação e livra-se do terrível fim daqueles que continuarem em suas más obras.

Logo em seguida Joel apresenta de forma impressionante a responsabilidade daqueles que tem o dever de instruir o povo .

  “ congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo.

Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?

 Em todo livro de Joel vemos a urgência de Deus em reunir o seu povo e prepará-los para os eventos finais da história. Deus sabe que se seus filhos não estiverem unidos e com o Espírito Santo a guiá-los, não conseguirão sobreviver aos ataques do inimigo.

Deus irá reunir todas as pessoas do mundo neste conflito final, e cada um tem que tomar a sua posição: ou no Monte Sião ou no Vale de Josafá, ou no Monte da Salvação ou no Vale do Juízo. Joel viu uma multidão no “vale da decisão”, estes pertencem aos exércitos de Satanás e Deus quer trazer os seus filhos para a proteção do monte de Sião , ou seja , para dentro da cidade santa.

Muitos, ao se referirem a Joel 3, falam apenas do Oriente Médio, esquecendo-se de que esta é uma profecia que envolve o povo de Deus e que tem Deus no seu centro.  Muitos aplicam estas passagens dizendo serem elas referentes apenas aos Judeus ,

mas a interpretação das profecias e a maneira de analisá-las , nos colocam claramente como Israel espiritual , e lógico as advertências e promessas também nos pertencem agora .

Agora vamos analisar um detalhe muito importante da profecia do armagedom

QUAL O TAMANHO DO  CAMPO DE BATALHA DO ARMAGEDOM ?

No livro de Joel lemos que o campo era o vale de Josafá , em Apocalipse  na profecia , temos a correspondência com este lugar .

Notemos que tanto em  Joel como em  Apocalipse, é citado o “dia do juízo final” que é  o retorno de Cristo a esta terra.

“batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 16:16

“e ali com elas entrarei em juízo…” Joel 3:2

Estes textos nos levam a  estabelecer uma linha de raciocínio onde podemos afirmar que o armagedom não será uma batalha regional. Nestes versículos encontramos afirmações que fazem alusão ao juízo final, que é a volta de  Cristo, e este será um fato mundial e que interessa a toda a raça humana, independente de credo religioso.

Nossa outra chave bíblica está no termo : “as searas maduras” .

O livro de Apocalipse  também se refere ao juízo final  representado por uma seara madura,  leiamos :

“E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, que tinha sobre a cabeça uma coroa de ouro, e na mão uma foice afiada. E outro anjo saiu do santuário, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, porque já a seara da terra está madura. Apoc 14: 14-15

 Nestes textos encontramos outro símbolo bíblico que devemos desvendar  e nós encontramos no livro de Joel a chave para desvendar a profecia de Apocalipse 16 sobre o armagedom :

 “ Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Josafá; pois ali me
assentarei, para julgar todas as nações em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares trasbordam, porquanto a sua malícia é grande. Joel 3. 12-13

Vemos aí a foice e a seara que está madura então vamos fazer algumas comparações :

Em Joel, quem tem a foice aguda em Sua mão?

R: Jesus Cristo.

Em Apocalipse, quem tem a foice aguda em Sua mão?

R: Jeová.

O grande Juiz de Joel 3 é Jesus Cristo.

E ainda temos a descrição do grande Juiz do grande tribunal celestial , vejamos:

“ Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento”, João 5:22

 Também encontramos diretamente na profecia do Armagedom , o tema sobre o fim do mundo  , quando lemos:

“para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 16:14

Nestas passagens temos uma clara visão de que os dois profetas estão se referindo sobre o mesmo fato . O JUIZO FINAL .

A grande noticia sobre o dia do juízo  é a de que o Juiz também é o nosso advogado de defesa  “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” I João 2:1 . Mas isto não quer dizer que devamos esperar favorecimento , mas justiça .

Se não crermos que as predições de  Joel será cumprido por Jesus não somos mais cristãos. Se rejeitarmos a Cristo, aceitando só Jeová, caímos na Velha Dispensação e estaremos na mesma posição do rabino que rejeita Cristo. O cristão aceita que Joel 3 será cumprido em Jesus, conforme a mensagem de Apocalipse. O grande Dia de Juízo de Joel 3 é a Segunda Vinda de Jesus.

Nós vimos nestes textos alguns símbolos interessantes e precisamos interpretá-los:O que é a ceifa e a seara, o que significa a foice e o amadurecimento do campo? A resposta encontramos nas próprias declarações de Jesus:

“ Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem;  o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno;  o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos.  Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.  Mateus 13: 36 a 40

A relação é muito clara, é uma representação por símbolos , semelhante ao método que Jesus usava em suas parábolas quando utilizava cenas do cotidiano como representação de seus ensinamentos e advertências.

A ceifa significa a volta de Cristo quando Ele  virá buscar os seus escolhidos.

Só podemos entender os dois símbolos  juntos. A colheita descrita em Joel, no vale de Josafá tem relação simbólica com a grande colheita descrita em Apocalipse de João.

Chegamos agora a grande interpretação sobre o tamanho do campo de batalha !

 A cena de Joel 3 é apresentada melhor seis vezes em Apocalipse 14,

e é representada por duas colheitas. Cada colheita é apresentada como tendo o tamanho da Terra (num total de seis vezes ) . Alem disso , o próprio Cristo nos afirma que o campo é o mundo todo.

 Portanto concluímos que estas referencias  ampliam o “vale de Josafá” ou o campo de Megido , para todo o mundo.

 Nesta interpretação, toda a terra estará participando da grande batalha do Armagedom. A volta de Cristo não será um evento regional ou só para alguns, mas será um acontecimento mundial . “Todo olho o verá” apocalipse 1:7.

Portanto o  armagedom será um conflito que envolverá todos os habitantes desta terra e o mundo todo será o campo de batalha . É a ultima profecia que aponta a volta de Cristo e termina exatamente neste retorno tão esperado.

 Se passearmos pelas paginas da bíblia toda só veremos um assunto: O plano de Deus para salvar o homem.

Este é o tema principal em todo universo,

O armagedom não será um acontecimento isolado numa árida região do oriente, mas será o grande evento que marcará o inicio de uma vida eterna com Cristo.

O mundo todo precisa saber disto, os meus amigos precisam saber disto, meus parentes, meus vizinhos,

meus colegas de trabalho e principalmente minha casa precisa saber sobre este maravilhoso plano da salvação.

Vamos nos aprofundar mais na profecia , temos que saber ainda :

Em que época irá acontecer a guerra

Quem são os protagonistas deste evento

Qual a minha parte e o que fazer para não estar no exercito errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *