ARMAGEDOM, A ÚLTIMA PROFECIA Capítulo 5 Os dois exércitos se preparam

Atualidades

No programa anterior nós vimos que haverá um selo que irá identificar os filhos de Deus no tempo do fim. Estudamos também que já houve no passado um acontecimento que necessitou o posicionamento dos verdadeiros servos de Deus. Concluímos que este selamento , a exemplo do que aconteceu com Moises no êxodo do Egito, será para a proteção dos fieis do efeito das sete ultimas pragas que serão derramadas na terra, pouco antes da volta de Cristo. Por isso é importante nós tomarmos a decisão de que lado ficaremos neste conflito. Hoje nos vamos estudar mais um aspecto importante da  profecia do Armagedom. Vamos descobrir quem são os integrantes dos dois exércitos que irão se defrontar na grade batalha no final da historia deste mundo.

 

Apocalipse 16, verso 13, revela-nos que três poderes espirituais darão início a guerra final, o Armagedom ,  e que Satanás está por trás destes poderes :

“ E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs.” Apoc 16:13 

Embora a batalha do Armagedom seja após o fechamento da porta da graça, fato que ocorrerá quando sair a ordem para os sete anjos derramarem pela terra as sete ultimas pragas, estes três espíritos imundos descritos neste texto  já estão trabalhando há muito tempo preparando a mente dos seus seguidores. Podemos então afirmar que a batalha já está em curso no que diz respeito à preparação dos soldados, porém o efetivo cumprimento da profecia será durante o derramamento da sexta e sétima praga.

Portanto é imprescindível identificarmos quem são estas entidades que estão se preparando para atacar o povo de Deus, e qual serão os seus métodos .

Os reformadores do passado como : Martinho Lutero, Carlos Spurgeon, João Calvino, entre outros, identificaram a primeira besta do apocalipse 13 como sendo um poder religioso atuante e opressivo.  A palavra besta em profecias não tem o significado pejorativo, mas é uma representação de um poder que utiliza sua força para subjugar e impor suas idéias e vontade .  (declarações pág 45)

As interpretações dadas pelos reformadores e aceita pelos teólogos atuais  são as seguintes : A besta representa o romanismo; o falso profeta representa oprotestantismo apostatado; e o dragão parece ter uma dupla aplicação: em primeiro lugar representa o espiritismo, mas também representa um poder político, As três rãs são símbolos de três espíritos imundos – três anjos caídos, portanto, uma falsa trindade.

As ações  destas entidades estão em oposição direta à mensagem anunciada em apocalipse capitulo 14, onde encontramos as últimas advertências de Deus ao mundo.

O fato é que a historia registra a ascensão da igreja Romana pós apostólica.  Na sua trajetória rumo ao poder, nós encontramos  os relatos da imposição de suas idéias e a maneira como ela lidou com seus opositores. Alem disso, os ritos da igreja mudaram drasticamente quando houve a união com o paganismo e com a aceitação de lideres que não estavam inteiramente comprometidos com o Cristianismo.

Exemplo disso, foi a coroação de Constantino que se autonomeou o papa da igreja, e através da imposição, mudou a lei de Deus.

Esta mudança ocorreu no ano 321 d.c , mais de oitocentos anos após  profeta Daniel ter escrito que isto aconteceria: “E cuidará em mudar os tempos e a lei” Daniel 7:25

A imposição de sua autoridade e a perseguição aos que não obedeciam as suas ordens ficou conhecida como a “Santa inquisição”, que durou do ano 538 até 1798, totalizando um período de 1260, também profetizado na bíblia, pelo profeta Daniel, como um tempo de intensa perseguição religiosa.

Agora as profecias apresentam este poder como uma besta, um  símbolo de sua força e da perseguição que novamente fará .

 

Já O FALSO PROFETA  representa o grande movimento reformador do passado, e que se identifica com aqueles que tinham uma grande verdade para anunciar mas abandonaram a fé e se comprometeram com as tradições e os conceitos pagãos que já estavam infiltrados na igreja .

Contra estas igrejas, Jesus tem uma severa advertência: Tenho, porém, contra ti, que deixaste o teu primeiro amor.” Apocalipse 2:4.

 

No inicio do movimento protestante o evangelho era apresentado com grande amor e fervor,  mas com o passar do tempo e na medida em que os grades reformadores foram perecendo, os seus seguidores cederam ao engano de um falso avivamento e  “negando a eficácia da Fé” , são condescendentes com uma mensagem misturada com o erro.

 

 

O DRAGÃO representa o espiritismo . O espiritismo apresenta a solução de satanás para a morte , e está em oposição a solução de Deus, que é a ressurreição oferecida por Cristo Jesus . Desde os primórdios do povo de Deus, O senhor já advertia aos seus filhos quanto a prática de consultar os mortos.

 

Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;Nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos:” Deuteronômio 18:10-11

 

 

Hoje cada vez mais , pessoas sinceras estão sendo enganadas pela crença de que podem entrar em contato com os mortos. A bíblia é bem clara a este respeito, o profeta Isaias fez uma dura repreensão ao seu povo quando eles estavam se envolvendo com tal prática :

 

Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes: — não recorrerá um povo ao seu Deus? a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? Isaias 8:19

O amor para com os que já se foram, muitas vezes leva aos familiares a se entregarem a seções, onde crêem eles que podem fazer contato com os seus amados. Mas veja o que a Deus nos revela :

 

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” Eclesiastes 9:5 e 6.

 

Seguir os rituais espíritas é estar em desacordo com as orientações de Deus. Aqueles que aceitam esta doutrina, põem em perigo a sua salvação pois estão concordando  que não precisam da ressurreição em Cristo, já que estarão sendo purificados através da reencarnação .

 

Você sabia que a primeira vez que nos encontramos na bíblia uma experiência de possessão  foi no  Édem . Vamos ler este relato impressionante que esta descrito no livro de Gênesis

 

Logo na criação Deus deu uma orientação especial a Adão e Eva, Ele disse:

 

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gen 2:16-17

 

É uma orientação direta, que não deixa duvidas. Mas note a maneira como satanás se apresenta a Eva e contradiz o que Deus havia dito:

 

“ORA a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim, que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente, não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”

 Gen 3:1 a 5

certamente não morrerás” Esta é a frase que marcou a rebelião contra Deus, esta é a frase que soa nos ouvidos de muitos até hoje.

 

Com esta falsa e perigosa doutrina, Satanás se infiltrou nas religiões do mundo, e todo este esforço tem um motivo em especial:  Unir todos os seres humanos numa só religião.

 

Há muitos anos ouvimos falar deste movimento de união das igrejas. Vale lembrar que a preparação para esta união não foi tão rápida assim. O romanismo por exemplo,  teve que se adaptar à algumas  maneiras de agir e pensar dos protestantes. Para tanto na maioria de suas igrejas dispensaram, o uso de estátuas e mudaram alguns dos seus ritualismos; tudo isto  para que o abismo que havia entre as religiões fosse pelo menos diminuído.

 

Por sua vez, os protestantes se embrenharam numa nova maneira de culto chamado “celebration” . Cristo salva a todos, tudo é alegria, venha como está e não se preocupe com as diferenças teológicas. Os pastores pararam de pesquisar as verdades bíblicas.

 

Nos púlpitos não se vê mais ensinos, e doutrinas mas sermões recheados de emoção e frenesi e nada que possa comprometer a popularidade do pregador.

As  doutrinas que separavam as religiões foram quebradas com a grande mensagem universal “ todos somos irmãos em Cristo”. Para firmar este  novo movimento, surgiram os movimentos de renovação nas igrejas.

 

Os romanistas lançaram o movimento carismático, enquanto o protestantismo seguiu para o caminho do pentecostalismo.

Os espiritualistas , como querem ser chamados os cristãos que aderem este modelo de vida, logo se uniram a  mais um aliado. O espiritismo, ato amplamente desaprovado por Deus, mas que andava disfarçado entre as igrejas, agora surge  evidenciado em muitos ritos Cristãos.

 

O quadro no mínimo é sombrio. Como descrito na profecia do Armagedom, três espíritos se uniriam para dar uma mensagem falsa ao mundo, uma mensagem em oposição às advertências divinas.

A má noticia é que estes três espíritos já estão trabalhando juntos e sua falsa mensagem esta enchendo e embriagando o mundo. Estes três espíritos e os movimentos religiosos que representam, compõem o exércitos do inimigo na grande batalha do armagedom.

 

 

CRISTO ESTÁ AJUNTANDO SEU POVO E IRÁ CAPACITÁ-LOS PARA ESTES EVENTOS.

 

Cristo também está preparando o seu povo e ele tem orientado os seus representantes aqui na terra, dando a eles a autoridade para pregarem as suas advertências.

 

Estudiosos inconformados com a maneira com que a palavra de Deus estava sendo passada ao povo decidiram, com risco da própria vida, anunciar claramente as suas descobertas. Em varias partes do mundo começaram a aparecer pregadores que apresentavam as verdades contidas na bíblia e que estavam sendo  desprezadas. Este movimento recebeu o  nome de  “Movimento de Reforma”, o qual nós já vimos que uma parte se desviou de sua missão.

 

A Reforma foi um movimento religioso que provocou uma revolução na Igreja Cristã do século XVI, terminando com a supremacia eclesiástica do papa na Cristandade ocidental e fundando as Igrejas Protestantes. Com o Renascimento, que a precedeu, e com a Revolução Francesa, que lhe foi posterior, a Reforma alterou completamente a tradição medieval da Europa ocidental e iniciou a era moderna na sua história. Em 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero fixou na

Abadia de Westminster suas 95 teses fundamentalmente “Contra o Comércio das Indulgências” e movido pelo amor e empenho em prol do esclarecimento da verdade.

Apesar do movimento de reforma datar do início do século XVI,  as condições que explicam esta revolução já existiam há séculos e têm complexas razões doutrinarias, políticas, econômicas e culturais.

Mas foi a partir de 1831 quando Guilherme Miller, após anos de estudo, começou a divulgar a sua interpretação das profecias de Daniel e de Apocalipse sobre a volta de Cristo, que houve uma grande mudança no cenário mundial . Miller acreditava na volta de Cristo ainda em seus dias, em especial, baseado em seus cálculos,  próximo ao final do ano de 1844. Em 22 de outubro daquele ano milhares de fieis aguardaram ansiosamente o retorno tão esperado.

Em terrível suspense todos aguardavam os acontecimentos. Multidões que recusaram a advertência se perguntavam: “Será o fim?”.

Chegou finalmente o dia 22 de Outubro de 1844. É uma manhã radiosa, os mileritas estão reunidos em grupos grandes e pequenos; nos seus tabernáculos, nas igrejas, nos lares, nos cemitérios, ou em solene adoração ou jubiloso louvor. Em Low Hampton, Estado de Nova Iorque, os amigos mais íntimos de Guilherme Miller se reuniram com ele entre as árvores e pedras, atrás de sua residência. Estas pedras até hoje levam o nome de Rochas da Ascensão. Eles ali ficaram e vigiaram o dia todo, cada minuto mais ansioso.

Porém o dia passou sem nada ocorrer e “O grande movimento cambaleou.” A decepção dos mileritas foi um golpe fatal nas esperanças acalentadas por longo tempo. Mas, o grande desapontamento não provou que o movimento era falso. Esse acontecimento fora até mesmo  profetizado pelo apostolo João no livro de apocalipse .

Na visão do profeta , ele vê um livrinho aberto e recebe a ordem do anjo para que o tome e coma. O resultado, de acordo com João, foi…

na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo” apocalipse 10:10.  Uma alusão à alegria que sentiram aqueles pioneiros na pregação da mensagem do advento de Cristo, e a amargura que passaram ao não verem suas esperanças concretizadas

Os estudos posteriores efetuados por aqueles que ao invés de se abaterem com a decepção , se puseram a examinar mais profundamente as profecias, mostrou que os Mileritas erraram apenas em parte em sua crença.

Este grupo de homens e mulheres deu inicio a um grande movimento, que hoje se estende a mais de 200 nações em todo mundo.

A igreja que nasceu de uma decepção já profetizada, começou de maneira modesta, composta por homens e mulheres de várias denominações, tementes a Deus e que pelo estudo da Bíblia alcançaram a compreensão de que Jesus em breve cumpriria Sua promessa de regressar ao mundo. Foi um começo tumultuado com várias pessoas sendo expulsas de sua igreja porque haviam abraçado uma mensagem mais ampla através do estudo da Bíblia. Este pequeno povo foi crescendo, aumentando em número e no conhecimento da palavra de Deus. E foi assim que em 1863, este grupo se organizou em uma estrutura denominacional com o nome de Igreja Adventista do Sétimo Dia. Adventista porque crê na promessa de Jesus “Virei outra vez”. Do Sétimo Dia porque crê na ordem de Deus de que o dia de descanso santificado por Ele é o Sábado, o sétimo dia da semana, como descrito originalmente  nos Dez mandamentos.

Deus sempre teve em todas as eras, homens e mulheres que representavam o seu nome e tinham a incumbência de anunciar as suas mensagens. Analisando os textos contidos no livro de  Apocalipse  capitulo 14,  encontramos as características que identificam o povo escolhido por Deus como seu mensageiro  para os últimos dias.

Neste capitulo em especial, o profeta apresenta a figura de três anjos voam pelo meio do céu e  tem uma mensagem especial para os fieis em todo o mundo. No simbolismo bíblico estes anjos representam o povo de Deus, a sua igreja, um remanescente que tem a incumbência de proclamar as ultimas advertências para a humanidade, antes que venha o fim.

Vamos então conhecer estas mensagens e o que elas representam :

E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,Dizendo, com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque é vinda a hora do seu juízo, e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:6

 

O mundo esta cheio de misticismo, ocultismo, uma ficção que incentiva a procura do deus que existe dentro de cada um, ou simplesmente, “que a força esteja com você” como diz  chavão de um filme muito conhecido. Ou mesmo a usurpação do lugar de Deus na adoração humana. Quando homens e mulheres são levados a  chamar de divino, um ser humano tão falho como outro qualquer; a mensagem do primeiro anjo atinge em cheio a idolatria que é praticada nos nossos dias.

 

Nesta  advertência vemos três aspectos importantes de serem analisados: Primeiramente é que sua proclamação tem que chegar a todos  “que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo”   Portanto , o representante de Deus nos últimos dias tem que ser um movimento mundial, porque a mensagem tem que atingir a todas as pessoas.

 

O segundo aspecto interessante da mensagem é que ela nos ordena a dar gloria e adorar somente ao Deus supremo,” que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” . Só podemos adorar ao criador, e nunca a uma criatura , como o ser humano faz hoje com tanta freqüência. Quando desviamos de nosso Pai Celestial o nosso louvor e adoração, isto se chama idolatria.

O outro aspecto é que nestas advertências , Deus  nos apresenta que Ele é o criador de todas as coisas e que está prestes a voltar a esta terra, “porque é vinda a hora do seu juízo”

 

A mensagem deste primeiro anjo esta intimamente ligada a grande dificuldade que o ser humano enfrenta hoje, quando Deus ou é esquecido ou adorado de maneira errada, ao se fazer aquilo que Ele não aprova.

 

Mas a visão de João não para aqui, ela ainda segue .

 

E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.

Aqui a mensagem é clara: a Babilônia aqui representa uma igreja que promove  a confusão de ideologias, teologias, ritos , tradições e dogmas humanos. Ela que faz com que as nações se prostituam espiritualmente, traindo o esposo que é Jesus Cristo,  cairá .

Portanto a Igreja de Deus não pode ter nenhum comprometimento com a babilônia espiritual . Nem poderá aceitar a sua marca ou a sua doutrina que será imposta através de leis e perseguição como veremos ainda em nosso estudo.

E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão.Também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálix da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e diante do Cordeiro

Agora encontramos uma dura advertência à humanidade. Deus alerta do perigo e das consequências que atingirão aqueles que adorarem a besta ou aceitarem o seu sinal. Para não cairmos neste erro é importante estudarmos a bíblia e conhecermos o que é este sinal e como podemos evitá-lo.

Nos já estudamos que o sábado é o selo de Deus, O senhor o instituiu lá no Édem  na criação. É o único mandamento que apresenta a Deus como nosso criador e também é o mandamento que nós reserva três bênçãos especiais:

 

“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou” Êxodo 20:11

Veja só quão importante é este dia, e quão precavido estava Deus ao escrever os mandamentos e dá-los a Moises . ,

“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele, no monte de Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Exodo 31:18

Qualquer outra marca que possa ser apresentada, ou dia que tome o lugar do santo sábado como selo de Deus, não estará de acordo com a bíblia. Não há qualquer orientação ou autorização de Deus em toda a bíblia, para que se faça uma substituição deste selo.

Portanto a  igreja representada por estes três anjos,  tem que estar comprometida com Deus e com as verdades contidas no seu santo livro. Ela não pode de maneira nenhuma estar em falta com qualquer aspecto destas advertências .

A grande batalha do Armagedom será  travada entre dois exércitos.

Um o de Jesus Cristo representado pelo remanescente fiel e todos aqueles que aceitaram a sua mensagem. O segundo exercito será representado por todos aqueles que se apostataram da verdade, aceitaram a marca ou sinal do inimigo de Deus e se uniram com a besta e seus colaboradores .

 

Hoje você conheceu um pouco sobre cada um dos exércitos que irão se confrontar na batalha do Armagedom .

Mas apenas conhecer não basta. Neste grande conflito não haverá lugar neutro. Teremos que tomar nossa decisão; Ou com Cristo ou com satanás. A escolha parece lógica, mas não é bem assim .

 

Satanás esta empenhado em enganar as pessoas. Ele tem usado todos os meios possíveis para confrontar a Deus. No presente século vimos a expansão de seitas e doutrinas demoníacas, seus seguidores se apresentam hoje abertamente e como se fosse algo que lhes  oferece se algum status. Suas mensagens estão sendo espalhadas através de filmes, musicas,  jornais, revistas e por toda forma que se possa ter acesso a mente humana.

Até mesmo aqueles que se declaram representantes de Cristo, acabam pregando o erro e o engano dos falsos profetas, os quais Jesus já havia advertido que apareceriam no tempo do fim.

 

Por isso é importante examinarmos as escrituras, como nos mandou Jesus . Realmente é chegado o tempo de reservarmos  momentos para o estudo e reflexão das orientações que  Deus deixou em sua palavra.

 

Deixe a bíblia falar ao seu coração, de uma chance do Espírito Santo lhe mostrar o caminho seguro a seguir neste mundo tão confuso.

 

 

No próximo estudo:

 

Vamos analisar passo a passo a sequência profética saber como será o secamento do rio Eufrates  A queda de babilônia , quem são os  reis se unem para a grande guerra e quem são os reis que vem do oriente,  e finalmente saber a luz da bíblia , como será o fim do mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *