…Então virá o fim.

Atualidades

“ENTÃO VIRÁ O FIM”

Entre todas as coisas que o ser humano pensa e procura, nada é mais importante para alguns do que saber o futuro. Se você analisar todas os grandes movimentos da historias verá que a maioria dos motivos da busca é saber o que vai acontecer e como se preparar para as coisas que virão.

Porem o grande erro da humanidade esta no “onde” procura as respostas e muitas vezes isto leva à situações que os colocam em rota de colisão com o que o nosso criador determinou e nos pede. Quer saber o futuro? Não o que vai acontecer amanhã ou qual o resultado das ações da bolsa de valores, mas saber onde você e aqueles que ama passarão a eternidade? Então acompanhe o que a palavra de Deus tem a nos dizer sobre o futuro e esteja preparado para a eternidade.

Os discípulos de Jesus acabaram de sair do templo em Jerusalém e ouviram o seu mestre falando acerca do lugar e muitas outras doutrinas sobre a vida e o Cristo, agora se assentam e em suas mentes começam a se perguntar: Quando? A partir desta pergunta vemos Jesus predizendo uma série de sinais que ocorreriam no mundo pouco antes da sua volta em gloria para resgatar seus filhos, mas há algumas coisas que chamam a atenção. Primeiramente Jesus fala para que eles não sejam enganados, alias, Jesus dedica bons versículos alertando sobre a obra do engano e adverte mais e uma vez para que seus servos fiquem atentos.

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Mateus 24:4-8

Segue no texto uma sequência de predições quanto o que ocorreria antes da sua vinda e alguns destes eventos nos já podemos computar como cumprido e outros ainda por se cumprirem ou em andamento. Porem o grande sinal anterior a volta de Cristo é a pregação do evangelho, porque isto é colocado como o ultimo sinal?

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14

Imediatamente a lista de sinais, vemos Cristo destacando a importância da pregação do evangelho que prepara a sua volta e a razão esta logo na sequência:

Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Mateus 24:23-26

Jesus repetiu por seis vezes as advertências quanto aos enganos que o inimigo faria nos últimos dias e usou quatro vezes a palavra “enganar” e só por isso podemos ficar preocupados, pois seriam tão grandes sinais que “enganaria até os escolhidos” se fosse possível.  Então a necessidade da pregação do evangelho esta intimamente ligado a necessidade de desfazer as obras do inimigo e assim podemos dizer que o evangelho não se limita apenas às boas novas, mas também às advertências sobre como nos portar e desviarmos dos enganos do maligno.

E podemos destacar alguns destes enganos ditos pelo próprio Cristo neste seu sermão aos discípulos e estes são:

  1. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Mateus 24:5
  2. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Mateus 24:11
  3. Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Mateus 24:23
  4. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24
  5. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Mateus 24:26

Notemos que Cristo teve um cuidado muito grande para advertir quanto ao engano da personificação de satanás, o que nos leva a crer que o inimigo fará isto e infelizmente enganará a muitos que leem e estudam a bíblia sem a devida atenção.

Por isso a necessidade primordial da pregação do evangelho com toda a sua pureza e com as advertências, porque o inimigo estará trabalhando para enganar as pessoas e seu maior ato do engano será fazer com que as pessoas pensem estar seguindo a Jesus e na verdade estão misturando o falso com o sagrado, o santo com o profano e ele fará isto de maneira que até personificará a Cristo.

O grande ultimo sinal será a pregação do evangelho que libertará as pessoas desta terrível prisão espiritual coma qual se enredaram. Para desfazer as obras da carne

Ellen White aponta qual seriam os dois grandes enganos que o inimigo usaria para desviar as pessoas do caminho: “Mediante os dois grandes erros – a imortalidade da alma e a santidade do domingo – Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma. Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; estender-se-ão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência desta tríplice união, este país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência.” GC 588-1

Já tratei do assunto do espiritismo em um de meus artigos e recomendo a leitura (https://asprofecias.com.br/o-espiritismo-e-a-biblia/) O espiritismo esta tão enraizado como comum em nossos dias que poucos se apercebem de sua mensagem ou mesmo de sua presença. Esta nos filmes, nas mensagens, nas musicas, nas tradições, nas brincadeiras até de crianças, no fascínio de pessoas pelo sobrenatural… Mas o pior é que o espiritismo estará nas igrejas.

Satanás está fazendo o mundo crer que a Escritura Sagrada é mera ficção, ou ao menos um livro apropriado às eras primitivas, devendo hoje ser considerado com menosprezo, ou rejeitado como obsoleto. E para substituir a Palavra de Deus, exibe as manifestações espíritas. É este um meio inteiramente sob seu domínio; mediante ele é-lhe possível fazer o mundo acreditar o que lhe aprouver. GC 557

É verdade que o espiritismo hoje está mudando a sua forma, e, ocultando alguns de seus mais reprováveis aspectos, reveste-se de aparência cristã. Mas as suas declarações pela tribuna e pela imprensa têm estado perante o público durante muitos anos, e nelas o seu verdadeiro caráter se acha revelado. Estes ensinos não podem ser negados nem encobertos. Mesmo em sua forma atual, longe de ser mais tolerável do que o foi anteriormente, é na verdade um engano mais perigoso, por isso que mais sutil. Embora antes atacasse a Cristo e a Escritura Sagrada, hoje professa aceitar a ambos. Mas a Bíblia é interpretada de molde a agradar ao coração não regenerado, enquanto suas verdades solenes e vitais são anuladas. GC – Pag. 558 

O engano promovido pelo espiritismo fará com que muitos se afastem do caminho e o outro engano será pior porque fará com que muitos achem que estão no caminho.

Em apocalipse 14 nós temos as três mensagens que a igreja de Deus deverá pregar, esta mensagem é importantíssima, pois trás uma grande resposta para aqueles que desejam conhecer o futuro e duas grandes advertências. Vejamos

E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Apocalipse 14:6,7

A advertência aqui é de que devemos adorar somente a Deus e que existirá um movimento que dará esta mensagem, pois os anjos aqui representam a igreja. Então definimos que existirá um movimento religioso que vai advertir ao mundo e este movimento já tem a mensagem: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo.

A segunda mensagem é uma certeza e um grande alivio para aqueles que têm a esperança em Deus, pois a mensagem diz que esta confusão religiosa, a contrafação o movimento que é representado pelas bestas, pelo falso profeta e pelo dragão não triunfará pois assim diz o texto:

E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação. Apocalipse 14:8

Logicamente estamos tratando aqui da Babilônia espiritual, pois a Babilônia real já caiu há muito tempo e podemos ler sobre isto tanto na bíblia como na historia universal. E aqui tem um simbolismo diretamente ligado aos acontecimentos reais da queda de Babilônia de Nabucodonosor ( seu neto) com o movimento espiritual predito em apocalipse 16 na profecia do Armagedom que aponta: O secamento do rio Eufrates, os reis da terra e o rei que vem do oriente, os inimigos de Deus…

Mas como podemos ter certeza de que este versículo não esta se referindo a historia? A resposta esta no capitulo de 17 de apocalipse.  

E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; Com a qual fornicaram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação. E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação; E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração. Apocalipse 17:1-6

Aqui vemos que Jesus esta dizendo a João que existiria um poder simbolizado pela primeira besta, que embriagaria os reis da terra, fornicaria com eles e que… enganaria. F Outra característica desta figura é que ela falava Blasfêmias. Esta besta é a mesma apresentada em apocalipse 13 e a palavra Blasfêmia é usada sempre em um assunto religiosos, blasfêmia é  tomar para si o atributo de Deus, então este movimento é religioso o que nos leva a crer que a mensagem do segundo anjo não esta descrevendo a queda real da Babilônia, mas a queda da Babilônia religiosa, até porque o anjo em apocalipse 17:5 dá o nome a figura que João esta vendo: E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. Apocalipse 17:5

Mas o que vamos nos ater agora é que a preocupação de Cristo quanto à manifestação do inimigo para enganar o mundo, no final será malograda. O inimigo será derrotado, ele e seu movimento. Esta é a mensagem de esperança do segundo anjo.

Porem a mensagem do terceiro anjo é a mais dura e a qual Deus tem advertido com  até a declaração de uma sentença: E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. Apocalipse 14:9,10

Por muitos anos temos lido a mensagem do terceiro anjo e até certo ponto passado desapercebidos do alto valor que ela tem. Satanás fará de tudo para instaurar a sua marca, e fará isto através de instrumentos humanos e através de leis. Aqui recorro novamente a Ellen White “Os dignitários da Igreja e do Estado unir-se-ão para subornar, persuadir ou forçar todas as classes a honrar o domingo. A falta de autoridade divina será suprida por legislação opressiva. A corrupção política está destruindo o amor à justiça e a consideração para com a verdade; e mesmo na livre América do Norte, governantes e legisladores, a fim de conseguir o favor do público, cederão ao pedido popular de uma lei que imponha a observância do domingo. A liberdade de consciência, obtida a tão elevado preço de sacrifício, não mais será respeitada.” The Great Controversy, 592.3

Bem, então eu estou dizendo que a marca de apocalipse 14 e que é a mesma de apocalipse 13 , é o domingo?

Sim, estou afirmando isto baseado nos demais estudos e na cadeia profética da Bíblia, além de usar a logica para ver que o domingo e não um aparato eletrônico como o microchip ou o código de barras ou qualquer outra  invenção que ainda possa vir, é a marca. Nossos pais no Éden trouxeram a perdição ao mundo não por causa do fruto, mas do ato. Foram enganados? Sim, Eva foi e creio que esta é a preocupação de Cristo ao nos advertir do engano lá em Mateus 24, mas o ato de desacreditar de Deus assim como fizeram 1/3 doa anjos foi o motivo de serem postos para fora do Eden. A desobediência foi e será o grande teste e a marca esta ligada a obediência. Obedeço a bíblia, a palavra de Deus ou a mudança feita por homens?

Para enfrentarmos todas as provações e desviarmos do engano, de recebermos a marca e desobedecermos a Deus teremos que estar preparados através do estudo, oração, comunhão e do Espirito Santo. Teremos que saber mais sobre a marca e o selo de Deus e as promessas do auxilio divino que esta e Apocalipse 18 e convido para estudarmos juntos o próximo assunto que nós ajudará a vida eterna com Cristo.

E porque a pregação do evangelho da verdade é tão necessário?

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 1 Pedro 2:9,10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *