No Espírito de Elias… e no Espírito de Moisés.

Atualidades

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.  Malaquias 4:5,6

Embora alguns tomem  este verso para defender a reencarnação do profeta, ao lermos e compararmos os textos e os ensinamentos que a bíblia faz sobre esta pratica pregada pelo espiritismo, não encontramos nenhum embasamento teológico para afirmarmos que o próprio profeta Elias iria reencarnar nos últimos dias. Outro texto que alguns usam como complemento de seus argumentos à falsa ideia de reencarnação em Malaquias 4 , é a historia de João Batista, que pretensamente viria no espirito de Elias, mas ao lermos atentamente ao texto verificamos que na verdade, o texto ao usar a palavra “espirito”  esta se referindo as virtudes de Elias como pregador, alertador, servo de Deus e seu estilo de pregação frente a um período em que o povo estava desviado. Isto fica bem claro ao lermos o texto:  “E conduzirá muitos dos filhos de Israel à conversão ao Senhor, seu Deus. Ele avançará na presença do Senhor, no mesmo espírito e poder de Elias, com o propósito de fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, deixando um povo preparado para o Senhor”. Lucas 1:16-17”

João Batista teria o mesmo estilo e a mesma tarefa que Elias teve no seu tempo, mas agora  frente a um povo que estava subjugados pelos seus inimigos romanos e sedentos da verdade já que seus próprios mestres não podiam dar as respostas necessárias para encaminhar a nação, e mais, o nascimento e ministério do salvador, fato esperado por tantos no passado, estava prestes a acontecer , porem o povo não estava sendo ensinado a aguardar e identificar este dia, mas forçado a uma série de dogmas que lhes embotavam a mente.

Ellen White faz menção a obra que se faria necessária nos últimos dias e cita o que estaria ocorrendo no momento em que precisaríamos da pregação do evangelho com ênfase e “No Espírito e Virtude de Elias

Através dos longos séculos que têm passado desde o tempo de Elias, o registro da atividade de sua vida tem levado inspiração e coragem aos que têm sido chamados a permanecer pelo direito em meio de apostasia. E para nós, “para quem já são chegados os fins dos séculos” (I Cor. 10:11), ele tem especial significação. A História está-se repetindo. O mundo hoje tem seus Acabes e suas Jezabéis. O presente século é tão verdadeiramente um século de idolatria como aquele em que Elias viveu. Pode não haver nenhum altar externamente visível; pode não haver nenhuma imagem sobre que os olhos repousem, contudo, milhares estão seguindo após os deuses deste mundo.  Riquezas, fama, prazeres e as agradáveis fábulas que permitem ao homem seguir as inclinações do coração não regenerado. Multidões têm uma errônea concepção de Deus e Seus atributos, e estão servindo a um falso deus tão verdadeiramente como o estavam os adoradores de Baal. Muitos, mesmo entre os que se declaram cristãos, têm-se aliado com influências que são inalteravelmente opostas a Deus e Sua verdade. Assim, são levados a se afastarem do divino, e a exaltarem o humano.” Profetas e Reis Cap 14 Pag 177-178

Este texto contido no livro que teve sua primeira edição publicada em 1892 tem suas declarações tão atuais como se fossem escritas nestes nossos dias. O ponto é que se faz necessário uma pregação no “Espirito de Elias” em nossos dias, onde teremos que orientar aos nossos irmãos quanto aos ardis do inimigo e alertar aqueles que estão se entregando nas garras do inimigo praticamente voluntariamente, como fizeram os contemporâneos do profeta.

Em meio ao caos de nossos dias, com corona vírus, isolamento social, a iminente instauração do domingo como dia de guarda, fato pregado e alertado tantos anos sobre o titulo de “Decreto dominical” , além da condição moral e espiritual de nosso mundo, precisamos de pregadores que não tenham medo de falar a verdade e alertar ao mundo o que realmente esta acontecendo e neste sentido vejo a grande tarefa dada a nós pelo próprio Cristo em sua mensagem descrita em Apocalipse 14 nas três mensagens angélicas. A igreja representada pelo anjo que voava pelo céu somos nós e a obra é grande e urgente, visto os movimentos proféticos que se apresentam diante de nós nestes dias.  Me vem a lembrança de um texto de Ellen White que também se faz atualizado: “A maior necessidade do mundo é a de homens. Homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. — Educação, 57 (1903). CEv 54.4”

Somos chamados para ser em “espirito” o mesmo servo de Deus que o profeta foi num tempo de apostasia e delírio de um povo. Entraremos em breve, muito breve, num dos períodos mais obscuros do culto a Deus, não por estar à nação ligada aos deuses estranhos como enfrentou o profeta, mas por que a pregação e a perseguição como uma nova roupagem da inquisição, virá em nome do mesmo Deus que cultuamos. Apesar de grande parte da humanidade estar na idolatria e até mesmo no liberalismo de negar a existência de Deus, serão os cristãos que farão com que a história siga o curso, repetindo os movimentos já anunciado a muito tempo pelas profecias e os que a interpretaram no passado e até agora, recentemente. Por isso a grande obra dos novos Elias se faz urgente e necessária e será vitoriosa. Vamos nos lembrar que o profeta teve a felicidade de ver suas ações recompensadas pela mudança de rumo da nação, pelo menos daqueles que foram genuinamente tocados pela presença do Deus verdadeiro. Não posso afirmar que todos os que viram a impressionante demonstração de Deus naquele monte, ficaram firmes até o fim, mas a obra do profeta é alertar e assim nosso salvador nos pede que façamos e como Paulo declarou : “Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. 1 Coríntios 1:17

Mas observe, Paulo não esta aqui dizendo que o batismo não tem importância, até porque ele descreve uma lista de pessoas que batizou, mas a prioridade do apostolo estava em dizer a verdade e a salvação em Cristo, ele sabia que a conversão resultaria no batismo, porem ele queria que as pessoas fossem tão impactadas como ele foi com o evangelho e com o relacionamento com Deus e todas as demais coisas lhes seriam supridas, até o batismo.

Em meu livro “Dias de trovão” apresento uma linha de pensamento que ainda creio ser o que ocorrerá neste tempo do fim. Teremos em nossos dias sem sombra de dúvida  os pregadores “no espirito de Elias” e eles farão um trabalho essencial e abençoado, afinal o Deus que pronunciou estas palavras cuidara para que esta obra seja feita e capacitará aqueles separados para isto. Note que afirmei “separados” para este fim, e digo isto porque analisando as histórias bíblicas posso afirmar que nem todos os salvos serão exímios pregadores das ultimas mensagens, todos são escolhidos, mas cada um terá o seu papel a desempenhar neste período de intenso cumprimento profético. Acredito que teremos duas classes de servos atuantes de Deus, os “No espirito de Elias” e os “No espirito de Moises”. Você não achará um texto bíblico falando claramente sobre o “espirito de Moises”, porem posso dizer que entre o nosso povo se levantarão pessoas que farão o papel de orientadores e lideres para tirarem das grandes cidades e do perigo aqueles que neste período aceitarem o convite “retirai-vos dela povo meu…” Haverá uma grande multidão que estará se entregando a Cristo ao ver claramente a contrafação e todo o plano do inimigo e conseguindo, por causa da pregação daqueles no “Espirito de Elias” tomar a decisão ao lado de nosso salvador. Destas pessoas certamente se levantarão vozes que defenderão a santa aliança, mas a grande obra de pregação estará em curso e nosso Pai celestial já terá levantado àqueles que pregarão com poder do Espirito Santo até o fim.  Então qual o papel dos que estarão no “Espirito de Moises”? Assim como o patriarca que com extrema comunhão com Deus, guiou o povo “…por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira; Deuteronômio 8:15  , assim farão também estes lideres que Deus levantará entre seu povo e que estará encarregado de levar esta grande multidão para os lugares seguros, fora das grandes cidades e das perseguições dos inimigos, mantendo-os se possível, livres das garras de satanás, seus anjos caídos e os que o seguirem aceitando a marca da besta. Grande obra farão estes homens e mulheres que estarão em  total comunhão com o Pai Celestial e ajudarão a proteger os salvos, levando-os a lugares que o próprio Deus preparará.  Não é pequena esta tarefa e tão pouco desnecessária, pois muitos filhos estarão sem suas famílias, esposas e esposos sem seus pares, infelizmente famílias serão separadas não pela vontade do salvador, mas pela decisão que é pessoal e intransferível. No acampamento dos santos haverão órfãos, não de Deus, mas de um mundo que se desaba onde alguns irão se “maravilhar após a besta” e escolherão um caminho que os levará a perdição e ruina.

No acampamento dos salvos ainda haverá pranto por causa daqueles que não aceitaram o convite, uma dor por seus entes que agora estão a mercê do inimigo e a única coisa que poderão fazer é orar para que os pregadores que ainda ficaram e no “Espirito de Elias” os encontrem e os convença da verdade. É uma cena terrível esta divisão de famílias e só de pensar já nos trás inquietações. Que será do céu sem aqueles que amamos aqui na terra? Aqueles que compartilham do nosso pão, das nossas emoções, amizades e talvez até mesmo da nossa fé? Achávamos que eram como a semente que caiu em terra boa e brotava, mas foram sementes caídas pelo caminho e o inimigo as levou.  Por isso creio firmemente que a hora de fortalecermos os nossos familiares e a quem amamos é agora, antes de decreto, de perseguição, antes do fechamento da porta da graça, período o qual o Espirito Santo estará trabalhando através de instrumentos humanos para salvar. Instrumentos humanos eu disse, eu e você temos esta incumbência, somos responsáveis por aqueles que amamos.  Estamos diante do cumprimento das profecias e temos a historia e todo meio de comunicação como auxiliares em nossas lições. O decreto dominical será um grande sinal de que as profecias estão corretas e que Cristo esta voltando e que tudo era verdade. Devemos pregar o plano de Deus para a salvação de seus filhos e como escapar das armadilhas de satanás, se pregaremos no “Espirito de Elias” ou seremos servos no “Espirito de Moises” só você no seu intimo e junto com a comunhão com Deus saberá responder. O que importa, como Paulo disse, é pregar e a grande comissão foi dada pelo nosso salvador: “… em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. Lucas 24:47,48

Começando por Jerusalém nos indica que temos que começar em casa e eu espero que você tenha a benção de ter os que ama contigo no acampamento dos santos e na proteção de noss Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *