O Grande Deus ” EU SOU”

Atualidades

Passagem Bíblica:

E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Êxodo 3:9,10

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?  E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração  em geração. Êxodo 3:13-15

INTRODUÇÃO

  1. Israel estava no Egito há 400 anos e passaram de descendentes do salvador do Egito, José, para a condição de escravos e aguardavam um livramento. É UM TEMPO CONSIDERÁVEL. ( José morreu com 110 anos e Moises com 120 anos)
  2. As novas gerações só conheciam a Deus pelas historias, porem viam diariamente os deuses do Egito e a cultura desta Nação e estavam familiarizados com ela.

História: Após a morte de José o povo se multiplicou muito a ponto de ser mais forte que seus anfitriões e acendeu ao trono um novo rei no Egito que não conhecia a José e este subjugou a Israel temendo que eles se voltassem contra o Egito caso houvesse uma guerra.

Pré-mensagem: A mensagem deste livro é revelar o Deus que eles não conheciam.  

Lição: Deus não abandonou o seu povo, e ELE próprio esta atento ao que acontecia  com eles e então busca a Moises e declara: “… Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.” Êxodo 3:7-9

Agora Moises se depara com uma manifestação sobrenatural e mesmo com medo ele faz uma pergunta que para nós parece irreal:

“Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?  Êxodo 3:13

Êxodo 3:,14 “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”

  1. Proposição: O tema central desta passagem é DEUS SE REVELANDO AO HOMEM,  É O CRIADOR QUE PROCURA A CRIATURA. “EU SOU O QUE SOU”  nesta frase Deus esta falando a Moises que ELE é diferente dos deuses que ele conhecia no Egito, e que ELE era o Deus que ele havia ouvido nas historias que sua mãe contava e que alguns de seu povo ainda replicavam. O Deus de Abraão, Isaque e de Jacó deseja ser o Deus deles. O EU SOU tem alguns significados importantes que veremos ao estudar o texto.
  • PERGUNTA DE TRANSIÇÃO: E PORQUE DEUS SE APRESENTOU DESTA FORMA?

Resposta: Porque Deus desejava estabelecer um vinculo com o seu povo, mas não da forma que eles estavam acostumados ao ver os nomes dos deuses do Egito ( e como assim faziam outros povos como a Babilônia)  deuses ligados cada um a uma necessidade diferente de quem os cultuavam.

No Egito era comum a pessoa procurar um deus para uma emergência ou uma necessidade recorrente. Alguns exemplos nós vemos na historia desta nação: 

ÍSIS: foi esposa de Osíris, protegia a vegetação e era a deusa das águas e das sementes.

OSÍRIS: é adorado no Egito como o deus da vida após a morte

SETH: era o deus do deserto e das tempestades, que mais tarde também foi associado ao caos e à escuridão. (Aqui no Brasil temos Santa Barbara)

THOTH era o deus do conhecimento e sabedoria

HATOR a deusa da maternidade….

 

Mas no nome que Deus se apresenta a Moises no versículo 14 “EU SOU”, ELE esta falando que não é igual aos deuses que ele conhecia, mas era o único e totalmente capaz de resolver o problema dos seus irmãos. Não havia como compara-lo aos outros nomes e nem como torna-lo comum numa sequência de nomes de deuses falsos como existia no Egito e em outras culturas, mas DEUS estabelece a sua posição e sua condição de criador e não criado, de mantenedor e não mantido, EU SOU O QUE SOU denota uma existência que não tem inicio e nem terá fim. Esta é a primeira verdade suprema do nome de Deus.

Você esta preocupado com o meu nome? “EU SOU” não tenho inicio e nem terei fim, apenas EU SOU.  

Mas agora Deus faz algo incrível para demonstrar o seu amor a seu povo e torna-los próximos, familiares.

Êxodo 3:15E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração  em geração

Abraão, Isaque e Jacó eram nomes eram familiares para eles e Nosso criador agora toma um nome para que seu povo possa identifica-lo e o faz de maneira carinhosa juntando as palavras e formando um tetragrama  YAHVEH, “Eu Sou o Deus de Abraão, de Isaque e de Jaco”. Nosso criador se dispõe a se identificar a seu povo através de um nome YAHVEH , “este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração  em geração”   O símbolo máximo do amor de um Deus por sua criatura esta expresso neste verso onde ele se deixa chamar por um nome terreno.

A terceira lição também esta expresso neste versículo. Deus usa seu nome para dizer a Moises que “EU SOU”  o que você necessita agora. Deus é a resposta para nossas necessidades.

  • O povo precisava de um libertador, YAHVEH é a resposta,
  • Eles precisavam de um Deus e não as imagens do Egito, YAHVEH é a resposta,
  • Eles precisavam de salvação e YAHVEH era a resposta as suas necessidades.

A beleza do nome de Deus é que ele traduz a proximidade do criador com sua criatura e a resposta as suas necessidades, EU SOU o que você precisa.

Finalmente o criador revela seu nome a Moises e ele compreende que as historias não eram fabulas e que o único Deus esta diante dele e que YAHVEH libertará o seu povo, não um velho  e cansado homem, mas o próprio criador.

A palavra YAHVEH é usada mais 4 mil vezes no velho testamento e agora uma nação se identifica com seu Deus. Todas as vezes que é pronunciada a palavra, seus filhos sabem o que significa.

CONCLUSÃO

Moises fez uma pergunta e Deus respondeu em três etapas: “EU SOU O QUE SOU” não há como comparar aos deuses que você conhece porque EU SOU O ÚNICO.

Depois o nosso criador foi bondoso ao ponto de deixar se identificar com um nome, e o faz de forma que o povo se lembre do seu criador, ao relacionar o Deus de seus antepassados.

E por fim Deus se manifesta como a solução a tudo aquilo que afasta o seu povo dele.

APÊLO

E para nós hoje o que significa o nome de seu Deus ?  E Qual é o nome do seu Deus?

A resposta esta em qual é a necessidade que você tem hoje, mas não pense num Deus que esta aqui para te servir, mas um Deus que quer te resgatar, te salvar e fazer com que você vá para uma terra gloriosa que ELE esta preparando, assim como prometeu aos seus filhos cativos, ELE promete aos cativos de hoje, os presos nas garras do pecado, escravos da desilusão das falsas esperanças, as pessoas presas aos falsos deuses. YAHVEH é a resposta a suas necessidades.

DEUS ESTABELECE UMA FIRMA AMIZADE COM MOISES

Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?  Números 12:8

E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá. Êxodo 33:22,23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *