Sermão de Sábado “A Parábola dos Talentos”

Atualidades

Sermão de sabádo dia 28 de dezembro de 2019 na Igreja Adventista de Jardim América em Jacareí

USE SEUS DONS

A PARÁBOLA DOS TALENTOS

Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. Mateus 25:14

O grande significado da Parábola dos Talentos enfatiza o princípio de que cada um recebe dons e oportunidades. O servo fiel é aquele que, independentemente da quantidade de talentos recebida, age com responsabilidade e diligência. O servo fiel valoriza os bens do seu Senhor.

QUANTO É UM TALENTO?

“Talento”é uma palavra grega que significa “um peso”. A palavra em hebraico é kikkar e significa “redondo”, que provavelmente faz alusão à forma do peso.

Essa simples análise nos leva a concluir que não se trata de uma moeda, mas de uma medida, um valor.  As moedas normalmente eram de prata. Se fossem de prata, 5 talentos correspondiam a 150 quilos de prata em moeda.

Sabemos que tinha um valor muito alto, mas com exatidão não é fácil de determinar, pois variava conforme a época e o lugar. Por exemplo, o talento romano valia 6.000 denários (veja Mateus 18,28), que era o equivalente à paga de um dia de trabalho, o mesmo que o dracma, moeda grega.

No Antigo Testamento um talento tem seu peso, de cerca de 30 quilos (Êxodo 25,39; 37,24; 2Samuel 12,30…).

1. A Parábola dos Talentos ensina que Deus não é injusto. Nosso Deus nos concede talentos (dons, habilidades, oportunidades) de acordo com nossa capacidade. Ele seria injusto se confiasse a nós algo que não pudéssemos administrar.

Por exemplo: uma pessoa sem o preparo necessário jamais pode ser colocada na presidência de uma grande empresa em crise com a finalidade de salvá-la.

2. A Parábola dos Talentos ensina que nem sempre o que parece pouco, é insignificante. Algumas pessoas enfatizam o fato de que o servo inútil recebeu apenas um talento. Mas aquele único talento já representava um montante equivalente a vinte anos de salários, 6000 mil diárias de um trabalhador.  

3. A Parábola dos Talentos ensina que nada do que temos é de fato nosso. Somos apenas depositários, não somos donos dos talentos que recebemos. Nossa função é administrar e zelar por aquilo que Deus nos dá. Ele é o dono dos talentos e continuará sendo. Algumas pessoas se vangloriam diante de suas realizações e capacidades. Mas elas não conseguem enxergar que um dia terão que prestar conta de tudo ao verdadeiro dono.

4. A Parábola dos Talentos ensina que devemos multiplicar o que Deus nos dá. Ao recebermos os talentos, em gratidão a Deus por ter depositado em nós tamanha confiança, devemos aperfeiçoa-los a fim de que eles sejam úteis para a expansão do reino. O resultado dos talentos que recebemos deve glorificar unicamente ao nosso Senhor. ( Candeeiro debaixo da mesa)

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:15,16

5. A Parábola dos Talentos ensina que embora s talentos sejam valiosos, Deus reservou algo ainda mais valioso. Na Parábola dos Talentos os dois servos bons receberam uma promessa de que devido ao sucesso diante das responsabilidades que exerceram, ambos seriam colocados em responsabilidades ainda maiores.

Podemos notar a importância dessa promessa quando calculamos o valor do patrimônio que foi confiado ao primeiro servo. Ele ficou responsável por uma quantia que equivalia a cem anos de salários de um trabalhador de sua época. Isso realmente era muita coisa! Porém, o senhor dele comparou essa enorme quantia como sendo pouco em relação ao que ele receberia no futuro.

ele ofereceu aos empregados a oportunidade de ocuparem uma posição a qual não tinham direito. Eles se sentaram à mesa com seu senhor. pelos méritos de Cristo, pela infinita misericórdia e bondade do Senhor que confiou a ele os seus talentos, esse servo fiel estará presente no grande banquete celestial.

6. A Parábola dos Talentos ensina que o servo mau, além de negligente, é perverso e não assume a sua culpa. Se não lermos atentamente essa parábola, poderemos até pensar que o servo inútil não aplicou o seu talento porque se sentiu inferior aos outros; ou porque realmente teve medo de perder o talento de seu senhor. Algumas pessoas acabam até sentindo pena daquele servo. Porém isso está errado! Aquele servo não era inocente.

É possível notar claramente que aquele servo era mau e perverso. Nas contradições de suas palavras ele revelou uma natureza egoísta que foi incapaz de perceber a bondade de seu senhor. Ele disse: “eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou”.

Alguns acham que é um elogio, mas na verdade é um insulto, uma acusação. Ele esta dizendo que seu Senhor se apropria de direitos que não lhe pertence.

A resposta foi: “Se você realmente pensa isso de mim, então deveria ter pelo menos deixado o talento com os banqueiros para que você pudesse me apresentar algum juro e talvez ser poupado da minha crueldade”.

O servo incompetente não assume seus erros, ao contrário, ele busca apresentar desculpas.

7. A Parábola dos Talentos ensina que até o pouco que se tem será tirado. O servo inútil era também mentiroso. Quando ele afirmou que devolveria tudo o que pertencia ao seu senhor ele estava mentindo. O que de fato pertencia ao seu senhor não era apenas o talento, mas também o rendimento sobre o talento.

A Parábola dos talentos é aplicada aos dons que Deus nós dá.

OS DONS DO ESPIRITO SANTO

 “Dorea” e “Charisma”,

Em 1Coríntios 12:8-11, o apóstolo Paulo destaca nove dons espirituais: palavra da sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação das línguas.

O original grego da palavra “dom” em 1Coríntios 12 é charisma ou karisma, cujo significado é “um dom da graça” ou “um benefício imerecido”. Não restam dúvidas que o “dons espirituais” de 1Coríntios 12:8-11 fazem parte do rol dos dons concedidos pelo Espírito de Deus, a cada um como o quer, para o aperfeiçoamento do corpo, conforme ensinado no versículo 11 do mesmo capítulo.

Mas não podemos limitar a quantidade de dons que Deus pode nos capacitar.

Há mais 4 outros conjuntos de dons do Espirito:

Romanos 12: 6-8
“De modo que, tendo diferentes DONS, segundo a graça que nos é dada, se é PROFECIA, seja ela segundo a medida da fé; Se é MINISTÉRIO, seja em ministrar; se é ENSINAR, haja dedicação ao ensino; Ou o que EXORTA, use esse dom em exortar; o que REPARTE, faça-o com liberalidade; o que PRESIDE, com cuidado; o que EXERCITA MISERICÓRDIA, com alegria.”

I Cor 12:28
“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente APÓSTOLOS, em segundo lugar PROFETAS, em terceiro DOUTORES, depois MILAGRES, depois DONS DE CURAR, SOCORROS, GOVERNOS, VARIEDADES DE LÍNGUAS”.

Efe 4:8 e 11
“Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens….”
“E ele mesmo deu uns para APÓSTOLOS, e outros para PROFETAS, e outros para EVANGELISTAS, e outros para PASTORES e DOUTORES.”


1Pe 4:10-11
“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém FALAR, fale segundo as palavras de Deus; se alguém ADMINISTRAR, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.”

O TERMO “DOREA” é citado 11 vezes dando o sentido de ser um “presente de Deus”

Mas não podemos deixar de observar que existem os dons naturais

“Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens….”  Efe 4:8

Qual é o seu dom? e o que vc esta fazendo com ele?

“Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo na alma é uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos, e tornando os que estão prestes a perecer, ansiosos de beber da água da vida”. O Desejado de Todas as Nações, pág. 195.

Quando menino gostava de brincar de batalhas. Guerras de mamonas etc…  ( contar sobre a batalha com as tampas de panelas)

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.  Efésios 6:12

Apocalipse 17  fala sobre o que satanás esta preparando para o povo de Deus

Em apocalipse 13 vemos os movimentos do nosso inimigo para destruir o povo de Deus

DEUS CAPACITA SEU POVO

Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,
E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre,
E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções.
Êxodo 35:30-35

Joel fala sobre o poder do Espírito Santo

Chuva temporã e Chuva Serôdia – Atos 2

Apocalipse 18 é a capacitação da Igreja para fazer frente aos desafios do nosso inimigo.

O que vc esta fazendo com os seus dons? Porque Deus lhe deu alguns .

Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.  Mateus 7:8

Às vezes pensamos que só recebemos uma moedinha, semelhante ao servo da parábola , mas vc que pensava em uma moeda , lembre-se  que era o equivalente a 6 mil moedas. 20 anos de trabalho.

Quantos dons vc tem?  As vezes achamos que não temos nenhum e que nosso trabalho não é necessário:

A vó do Pr Edilson, não sabia ler, mas pedia para as pessoas lerem a bíblia para elas e muitos se converteram.

Dona Cida quebrou o pé. Não podia mais ir pregar como fazia há anos. E na tristeza Deus lhe mostrou um ministério de oração pelo telefone.

300 de Gideão surgiu em 1989, como resposta a um sonho da professora Iraci Castelo Cunha de evangelizar o estado do Ceará.

Cristo não escolheu, para Seus representantes entre os homens, anjos que nunca pecaram, mas seres humanos, homens semelhantes em paixões àqueles a quem buscavam salvar. Cristo tomou sobre Si a humanidade, a fim de chegar à humanidade. A divindade necessitava da humanidade; pois era necessário tanto o divino como o humano para trazer salvação ao mundo. A divindade necessitava da humanidade, a fim de que esta proporcionasse um meio de comunicação entre Deus e o homem. O Desejado de Todas as Nações, pág. 296.

Que Deus nos mostre quais os dons e nos de a graça de utilizá-los , pois mais abençoados somos nós quando sentimos que fomos usados por nosso Pai celestial .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *