A Igreja de Deus no tempo do fim.

Atualidades

CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DE DEUS.

Muitas igrejas pregam que tem a verdade e que são as representantes de Deus na terra, mas existe uma forma de identificar qual realmente faz aquilo que Deus pede? Tem como identificar de maneira bíblica qual a igreja de Deus neste últimos movimentos da terra? Em todas as eras Deus teve um representante, uma pessoa ou povo que o representava e pregava as suas palavras, temos como exemplo  Noé que apesar de toda a humanidade estar corrompida, recebeu a incumbência de dar a mensagem de advertência aquela geração. Outro exemplo que podemos usar foi o de Elias diante de uma nação corrompida e que estava sendo orientada a seguir outros deuses. Elias enfrentou não só os profetas de baal, mas os olhares desconfiados e céticos da nação que outrora era “A menina dos olhos de Deus”, mas Elias deu a mensagem assim como outros que foram chamados para corrigir o rumo. Cada um na sua época desempenhou seu papel e podemos crer na passagem que nos afirma que “ O senhor nosso Deus não fara coisa alguma sem antes anunciar a seus servos os profetas”Amos 3:7

Usando a logica não seria plausível que em nossos dias Deus levantasse uma pessoa ou povo para dar suas ultimas mensagens a um mundo que caminha para o fim?  Pois nos estaremos analisando as características deste povo e qual seria esta mensagem, advertência para nosso tempo.

Primeiramente temos que analisar um ponto, os Cristãos no país, nosso Brasil, formam cerca de 92% da população religiosa, 15,45% da população, ou seja, 26,1 milhões são evangélicos. O Brasil é maior país espírita do mundo, e também é o maior país católico.

Os cristãos no mundo são pouco mais de 2,2 bilhões de seguidores, o Islamismo  com aproximadamente 1,6 bilhões de adeptos seguem em segundo lugar, se não reunirmos as religiões de origem chinesa e Indiana  que formam um contingente de pouco mais de 1 bilhão de seguidores.

Mais é importante salientar que  existem mais de 30 mil seitas no mundo e cerca de mais de 2.000 religiões e neste ponto surge uma duvida: Você já se perguntou qual é a Igreja Verdadeira?

Para começar a analisar este ponto vamos recorrer a historia e as profecias e começaremos pela visão de Nabucodonosor rei da Babilônia. A historia completa podemos acompanhar no livro de Daniel a partir do capitulo 2. No sonho da estatua com vários metais que foi dado por Deus o qual deu a entender a Daniel que apresentou ao rei, Babilônia foi o primeiro grande império, a Cabeça de ouro.

A Babilônia real tinha vários deuses  e  Teologias fruto de uma maneira de tratar os povos que conquistava. A tática babilônica era de quebrar a identidade nacional, o senso de patriotismo de nação, distribuindo os povos conquistados por seu império misturando-os a outras nações. Mas uma coisa os Babilônicos faziam, eles assimilavam as crenças, deuses e cultos destes povos fazendo com que o império tivesse uma mistura de culturas e religiões. Com o ataque ao povo de Deus, antes profetizado, o mesmo sistema foi implantado para extinguir a cultura e  fé.

Como exemplo desta maneira de agir e de assimilar as religiões, vale lembrar que Nabucodonosor reconheceu o Deus verdadeiro como descrito em Daniel 9.

Babilônia real foi destruída anos mais tarde por Ciro, secando o rio Eufrates e entrando na cidade que estava desguarnecida, dando assim o passo seguinte da profecia descrita por Daniel.

O interessante e uma confirmação de que Deus sempre avisa sobre seus atos, é que foi predito que um homem chamado Ciro conquistaria Babilônia e libertaria os judeus, estas passagens estão em Isaías 44:28; 45:1. E mais, os detalhes de como seria foi também predito: O rio Eufrates secaria, abrindo caminho para o exército de Ciro.  Isaías 44:27. Os portões da cidade seriam deixados abertos.  Isaías 45:1. O exército babilônico ‘deixaria de lutar’. Jeremias 51:30; Isaías 13:1, 7.

A Babilônia que atacou os filhos de Deus, caiu como fora antes predito, mas lembre-se que Deus não nos revelou estas coisas por acaso, há um motivo de termos acesso a estas historias, elas nos servirão de exemplos e símbolos para as próximas profecias.

Podemos começar dizendo que Deus nós diz que existe agora uma Babilônia espiritual.

E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; Com a qual fornicaram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação. E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação; E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. Apocalipse 17:1-5

Deus aqui nos revela que haverá um movimento religioso que tomará a forma e ações que foram representadas pela Babilônia literal.

Dentre os movimentos que nosso inimigo fez e fará para atacar o povo de Deus e mesmo para tentar cooptar seguidores, esta o ataque ao livro sagrado, já que a Bíblia é a nossa forma de comunicação com Ele.

Por isso Satanás, após tentar destruí-la em varias oportunidades, como por exemplo, na revolução Francesa, mudou a forma de interpretar a Bíblia e com isto ele fez com que surgissem milhares de formas de “Cristianismo” onde varias normas foram excluídas ou adulteradas e varias heresias foram aceitas como verdades. 

Cristo declara: “Assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e entrego minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, as quais devo da mesma maneira trazer; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor”. João 10:15 e 16

Então ao sabermos que há uma confusão de teologias e que Deus quer que nos salvemos e evitemos o erro, como descobrir qual igreja é a que tem as ultimas advertências e representa Deus nesta terra? E quais as  características desta igreja?

Primeiramente temos que acabar com o conceito que tem atrapalhado muito a compreensão de pessoas sinceras; Há uma diferença imensa entre povo de Deus e remanescente. Podemos aplicar que povo de Deus são aqueles que obedecem a seu criador  e que nestes últimos dias tem um obra especial a fazer e que esta centrada na divulgação das advertências de um pai que quer salvar seus filhos.

 Esta ótica pode ser muito ampliada, mas o que quero lhe dizer é que Deus quer salvar a todos, e não somente os membros de uma igreja: “E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia”. S João 6:39  e portanto nosso  Pai celestial levanta seus representantes para pregar estas mensagens.

O remanescente são todas as pessoas que ouvirão o chamado de Deus não importa de qual religião ou grupo venha. O remanescente são os salvos que atenderam ao convite para sair desta Babilônia espiritual, desta bagunça de teologias engendradas para levar a perdição.  E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4 (ler 1 2 3 )

O povo de Deus tem suas normas centradas na Bíblia e portanto uma das suas características é:

 

1) A Bíblia é a sua norma de conduta.

Este povo não só lê, mas examina a palavra de Deus e a utiliza como primeira fonte de conhecimento. O estudo da Bíblia e a procura de entendê-la deve ser parte integrante em seus cultos e ações. Não procuram eles promover mudanças no cerne da palavra de Deus nem adultera-la para que se ajuste a seus costumes ou modo de vida. A Bíblia não se molda ao tempo e nem pode ser ajustada a costumes ou modismo. O “Assim diz o Senhor” é a mais profunda norma de conduta e fonte de inspiração. Aceitam o convite:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”  João 5:39

Outra característica da Igreja de Deus é que:

2) O inimigo a persegue e perseguirá até o fim.

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.  Apoc 12:17

Este povo tem uma mensagem especial e isto não agrada ao inimigo que, como no passado, tentará destruir de todas as formas estes fieis. Levantará até mesmo em suas fileiras falsos ensinamentos e pessoas para serem pedra de tropeço a outros, mas como na promessa, eles os fieis sairão vencedores.

E se observarmos no versículo anterior, veremos outras duas grande características dos representantes de nosso Deus:

3) Eles guardam a lei de Deus, toda ela e por esta razão são perseguidos.

Há aquele que pensam e até pregam que a lei moral, a dos dez mandamentos, acabou na cruz. Mas não foi isso que ocorreu, o próprio Cristo anuncia:

Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado mínimo no reino dos céus; mas aquele que os observar e ensinar, esse será chamado grande no reino dos céus.” Mateus 5:17-19

Parece tão claro e obvio que a lei não terminou e ela será nossa linha de defesa contra os ataques do inimigo e o mais impressionante é que para mostrar que a lei é de suma importância o próprio Deus …

“E deu a Moisés quando acabou de falar com ele, no monte de Sinai as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus”. Êxodo 31:18

Há ainda aqueles que afirmam que a lei foi dada aos judeus e neste ponto novamente estão errados. Quero salientar que não estou aqui passando ponto por ponto da crença Adventista, mas se você desejar pode solicitar os estudos que me ajudaram a compreender o proposito de Deus e as verdades que me eram negadas.

O segundo fator exposto no versículo que citamos é que o povo de Deus…  

4) Tem o selo de Deus

Notemos que o sábado é apontado como o selo que identifica o seu povo, consequentemente  os representantes de Deus nesta terra terão que observa-lo, se não o fizer não tem o requisito para ser seu povo e anunciar suas mensagens. Nos textos a seguir temos a confirmação da importância do selo:

Santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibas que Eu Sou o Senhor, vosso Deus.” Ezequiel 20:20.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar…  Êxodo 20:8

E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica. Ezequiel 20:12

E no novo testamento quero salientar que deus esta selando o seu povo Depois disto vi quatro anjos em pé aos quatro cantos da terra, segurando os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre ela, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. Vi outro anjo levantar-se da parte do nascimento do sol, tendo o selo do Deus vivo. Ele clamou com uma grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado que fizessem dano à terra e ao mar, dizendo: Não façais dano à terra, nem ao mar, nem às árvores antes de termos selado os servos de nosso Deus nas suas testas.” Apocalipse 7:1-3

5) Nasceria num tempo profético

“Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra. E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis”. Apocalipse 10:7-11

Esta profecia em especial anuncia a obra do povo de Deus para os últimos dias. Nos anos que seguiram a 1831, após os estudos de  Guilherme Miller que estudou a profecia das 2.300 tardes e manhãs que esta no livro de Daniel, houve um grande reavivamento onde milhares de pessoas se tornaram esperançosas com a noticia da segunda vinda de Jesus Cristo para apenas alguns anos à frente, mais precisamente em 1844. A pregação tomou conta não só dos Estados Unidos, mas pessoas em todo mundo anunciavam o breve retorno de Jesus.  Guilherme Miller se tornou rapidamente um dos maiores pregadores da palavra de Deus e suas conclusões do estudo da profecia fez com que muitos passassem a se dedicar exclusivamente para a pregação e preparação para a volta. Sem duvida o livrinho da profecia estava doce à boca daqueles que com grande alegria faziam a obra de Deus. Porem quando a data marcada 22 de outubro de 1844 passou, para muitos foi um amargo retorno à realidade, Cristo não voltou. Muitos retornaram a suas antigas congregações outros não aguentaram a zombaria e se retiraram para nunca mais voltar.

 Em suma, a profecia já anunciava esta condição, doce como mel, mas amargo no ventre, porem um grupo de pessoas continuou os estudos e pela graça de Deus encontraram o ponto que estava divergente nas interpretações de Miller, “Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.” Apocalipse 10:7-11

E assim começa profeticamente a obra do povo de Deus para estes últimos dias.

Algumas considerações são importantes, profeticamente este movimento, este povo só poderia existir historicamente após o ano de 1798 que marcou o fim da idade escura, a inquisição que durou 1260 anos indo de 538 até 1798. Outro detalhe importante, este movimento religioso viria pós a decepção de 1844, que marcou o final das 2300 tardes e manhãs. Portanto  o movimento Adventista não foi o que fixou a data da volta de Cristo, mas pessoas que acreditaram na mensagem e continuaram os estudos formaram o a igreja que agora conhecemos, sendo que somente em 1860 foi formada oficialmente a Igreja Adventista do Sétimo dia.  Em 03 de Maio de 1861, registou-se a Associação Publicadora dos Adventistas do Sétimo Dia”, em Outubro do mesmo ano, a “Associação dos Adventistas do Sétimo Dia do Michigan” e finalmente em 1863 é fundada a Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, que contava na altura 3500 adventistas, 30 pastores e 152 igrejas.

Agora, a Igreja Adventista nasceu com um proposito bem definido, ela deveria e segue com a missão de defender os alicerces e princípios bíblicos além de dar ao mundo as ultimas advertências para que o remanescente seja alcançado e se livre do juízo de Deus que cairá sobre os que não aceitam estas mensagens, por isso a Igreja de Deus nestes últimos dias tem que estar de acordo com a bíblia sagrada e ela…

 

 6) Tem uma mensagem especial ao mundo.

Estas advertências estão contidas no capitulo 14 do livro de apocalipse e começa assim:

“E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”  Apocalipse 14: 6

Num mundo onde os homens passaram a adorar qualquer coisa e há um esforço concentrado de satanás para desviar a atenção dos homes sobre Deus e até mesmo destruir o interesse, a família, o culto e tudo que se chama adoração, nunca uma mensagem como esta foi de tal importância. A igreja de Deus para os últimos dias tem que estar alinhada com esta mensagem, não pode estar associada ou comprometida com as falsas adorações, com ídolos, pessoas que querem tomar o lugar de Deus, com falsos profetas. O povo de Deus deve estar alinhando com a mensagem e pode por autoridade divina pronuncia-la.

“Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição” Apocalipse 14:7

Com a mesma condição de fidelidade e autoridade, o povo que dará as ultimas advertências não deve pertencer ao grupo que promove uma confusão teológica, uma Babilônia espiritual. Vale lembrar que a Babilônia espiritual aqui apresentada não é uma igreja, mas uma união de varias igrejas, seitas, movimentos e tudo aquilo ligado à religião, porem que nutre em seu intimo o engano e desobediência às leis divinas e suas ordenanças. Esta Babilônia é sim comandada por uma grande meretriz, apresentada no apocalipse capitulo 17 e desmascarada e sentenciada nos capítulos 18 e 19 e aqui na mensagem deste segundo Anjo esta proclamado o resultado de suas ações, Babilônia cairá semelhante ao o que aconteceu com a literal, pelas mãos de Deus.

Agora, reservo para esta passagem, a mensagem do terceiro anjo,  a mais estrita atenção! 

7) A igreja de Deus não esta comprometida com a marca da besta, mas defende o selo de Deus.

“Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira;…  Apocalipse 14:6-10   A marca da Besta.”

Aqui Deus esta fazendo uma seria advertência para os seus filhos, para todos os movimentos religiosos do mundo. Haverá um ataque do inimigo contra o seu remanescente, o seu povo, e este ataque virá com ações diretas do inimigo que tentará arrancar almas preciosas das fileiras do povo de Deus e acorrentar pessoas no seu engano. É tão sério que nosso pai celestial reservou esta mensagem para o tempo do fim onde ela seria necessária. A Advertência é direta: Não aceite a marca da besta, ponto final. É imperativo, se alguém adorar a besta… Também o tal beberá do vinha da irá de Deus. Não há com que brincar e assunto de vida eterna ou morte eterna. Portanto existem algumas perguntas que você deve se perguntar e priorizar por encontrar a resposta: O que é a marca da besta e como posso evita-la? Deixo aqui um estudo completo sobre este assunto que lhe ajudará a tomar a decisão correta. O povo de Deus, a Igreja de Deus nestes últimos dias deve ter a autoridade para proclamar a mensagem do terceiro anjo, porque obedece a Deus e se qualifica para poder fazer frente ao engano que satanás quer impor aos homens para leva-los a destruição.

Vimos aqui que a Igreja de Deus nestes últimos dias, tem características especiais que a distingue de outros movimentos e que a Bíblia é quem lhe da a chancela para ser o que é, o representante de Deus para o tempo do fim.  

Agora resta uma pergunta? Qual é o seu papel nesta grande ordenança que Cristo nos deu?

Você,  se já não aceitou, e se aceitar fará parte do Israel espiritual, povo que tem o compromisso de levar a palavra de Deus ao mundo.

O apostolo Pedro pregando aos gentios convertidos ao cristianismo cita:

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” 1 Pedro 2:9,10

Note que Pedro aqui cita as mesmas palavras proferidas no êxodo, quando Deus da as ordenanças a seu povo, vejamos:

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel” Êxodo 19:5,6

O mesmo Deus que falou com Moises  agora fala com Pedro anunciando que quem crer e for batizado fará parte do povo especial, mas… Há um proposito:  “para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”  1 Pedro 2:9,10

O proposito é claro, temos que proclamar a mensagem, dizer ao mundo que nosso Pai celestial tem uma saída para toda esta confusão e Ele quer nos salvar.   Mais que isto, se aceitarmos a Cristo e o seguirmos, nos tornamos literalmente povo de Deus, veja estes versículos:

Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:26-29

Somos o Israel Espiritual, o povo de Deus, sacerdotes reais, propriedade peculiar e finalmente, herdeiros da promessa.

Ser povo de Deus é estar pronto para defender o seu senhor e divulgar a sua palavra. Quer você fazer parte deste povo? Como você verá nos outros estudos aqui já indicados, tudo é uma questão de decisão e espero que você faça a correta.

 

 Se desejar estudar sobre este ou outros assuntos, por favor nos envie seu contato! 

 

           

 

 

           

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *