Atualidades

Durante seu sermão no templo em Jerusalém, Jesus pronunciou uma profecia para seus discípulos: Quando virdes que Jerusalém foi sitiada por exércitos, então sabereis que está próxima a sua ruína. Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade.
Lucas 21:20,21

Passados mais de 30 anos apos sua morte, eis que os exércitos de Vespasiano cercaram a cidade por causa da Revolta dos Judeus, ocorrida no anos 67 de nossa era.Vespasiano sitiou a cidade até a pascoa do ano 70 quando retornou para Roma para ser aclamado imperador. Este breve lapso de tempo onde um exercito partia e o de Tito, filho de Vespasiano, chegava deu a oportunidade para que os Cristãos fugissem da cidade. Eles obedeceram a voz de seu mestre que apontou “Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade” conforme lemos na passagem bíblica. Flavio Josefo, historiador e general Judeu que participou da revolta e foi testemunha ocular da queda de Jerusalém, descreve em seu livro ” Guerra dos Judeus” este momento histórico dizendo que “Nenhum dos da seita dos Cristãos pereceu no cerco, pois julgando ser a retirada dos exércitos de Vespasiano o sinal de seu mestre, fugiram da cidade”

Bem vemos aqui que Cristo deu um sinal claro para o seu povo e alguns apontam que isto ocorrerá novamente se seguirmos as profecias de Daniel no capitulo 11 onde vemos o Rei do Norte e o rei do sul. Porem quero salientar que se configurou um outro sinal mais próximo e abrangente e que tem a ver com toda a humanidade e não só ao povo Judeu. Devo lembra-los de que as grandes profecias bíblicas apos a morte de Estevão são agora dirigidas a todos os que aceitaram Cristo como seu salvador , podemos ver isto no livro de Galatas 3:26  “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus. Ora, se sois de Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:26-29  logicamente o povo Judeu deixou de ser o exclusivo povo escolhido e Pedro declara: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.”1 Pedro 2:9,10

Para nós o tempo de sairmos dos grandes centros urbanos será o decreto dominical, este sim será um divisor de águas onde podemos perceber que estamos no tempo do fim  a perseguição logo chegará às nossas portas. Ellen White adverte:

Quando os Estados Unidos formaram uma aliança com o Catolicismo em Daniel 11:40, os Estados Unidos cessaram de sustentar o conceito e os princípios do Protestantismo. Esta mudança vai provocar um progressivo crescimento nesta direção ate levar a uma lei nacional para o Domingo, simbolizado pela aperto de mãos. Como resultado da lei dominical, esta aliança continua a desenvolver-se ao ponto onde os Estados Unidos forçarão o mundo todo a erigir uma imagem para a  besta, e, finalmente, ser instrumento de um amplo decreto de morte.  The Great Controversy, 590.

Antes de a lei dominical ser “estritamente aplicada”, quando os Estados Unidos moverem-se em direção próxima ao Catolicismo e distante, portanto, de sua herança protestante, a divina proteção, cujos princípios protestantes tem dado segurança a esta nação, vai começar a ser retirada. Esta retirada do divino favor traz calamidades e problemas na mesma proporção em que a distancia entre os Estados Unidos e o Catolicismo diminui. Estas provas contribuem para a fase primeira da perseguição, que, por sua vez, contribuem para uma divisão entre o povo de Deus.

“Será declarado que os  homens estão ofendendo a Deus pela violação do Domingo; e que este pecado tem trazido calamidades que não cessarão ate que a observância do Domingo seja estritamente aplicada; e que aqueles que apresentam as reivindicações do quarto mandamento, estão destruindo a reverencia pelo Domingo, e estão trazendo perturbações na sociedade, impedindo a sua restauração ao divino favor e prosperidade temporal…”  The Great Controversy, 590.

As pessoas desejarão uma “restauração ao divino favor e prosperidade temporal.” e este desejo por um retorno a uma “prosperidade” indica que vai haver uma quebradeira econômica que precede a lei dominical como podemos perceber nos textos.

“…O dinheiro logo perdera o seu valor de forma súbita, quando a realidade das cenas eternas abrem-se para o senso do homem.”  Welfare Ministry, 266.

Aumento de instabilidade econômica com a escalada de calamidades, contribuirão para a uma demanda da observância do Domingo, que, por outro lado, acelera a perseguição ao povo de Deus, e provocando uma rachadura entre o próprio povo de Deus. Nosso trabalho de advertir ficara restrito por causa da perseguição, movimentos econômicos, juízos, aumento de calamidades e apostasia nas fileiras do povo de Deus.

Portanto, qual o momento de sairmos dos grandes centros urbanos? Qual o nosso sinal? Quando o decreto dominical for promulgado, é hora de colocarmos nosso plano de fuga em pratica e sairmos para os lugares seguros.  Agora falta descrever este plano e responder às outras perguntas.