Matéria publicada pelo Instituto Bíblico de Pesquisa, Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia
Autor: Gerhard Pfandl
Gerhard Pfandl é natural da Áustria e tem mestrado e doutorado em Velho Testamento pela Andrews University. Ele trabalhou como pastor da igreja na Áustria e na Southern California Conference. Ele foi professor de religião no Seminário Bogenhofen na Áustria. Ele publicou mais de 120 artigos para revistas acadêmicas e populares em alemão e inglês e é autor de vários guias de estudo e livros, incluindo O Tempo do Fim no Livro de Daniel.
A data é um dia sem futuro próximo. Local, um Boeing 747 sobre o Atlântico em seu destino para Londres. Muitos os sonhos estão dormindo ou cochilando. Sujeito a finos no finos. O primeiro, então um outro dos carros deve ser mais abrangente quando eles compreendem seu companheiro de poltrona não está mais ali, apenas como vestes deles foram deixadas para trás. Os carros restantes gritam, eles gritam alto, elas são salvas de suas poltronas. Pais estão procurando freneticamente suas crianças, mas todas as crianças Não há meio de voo. Ficção científica? Não; Esta é uma cena do primeiro volume da série multivolume chamada Deixado Para Trás ™ . Escrita por autores Cristãos Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins, seus livros apareceram na lista dos mais vendidos pelo New York Times, e podem ser adquiridos em muitas livrarias. Estes livros apontam para a última semana antes do segundo advento de Cristo, e afirma que os Cristãos fiéis serão transladados, levados para o céu – eles se definem como arrebatados.
Por que exatamente sete anos? Porque um dos principais é uma semana da setenta semanas proféticas de Daniel 9:24 ainda está não no futuro.
As raízes da teoria do arrebatamento secreto
As camadas desta teoria podem ser traçadas desde o tempo da Contra-Reforma. Os reformadores protestantes décimo sexto século identificou o papado como o anticristo da profecia. Vários estudiosos Jesuítas se incumbiram da função de defender o papado contra estes ataques. O cardeal Robert Bellarmine (1542-1621), diretor da Universidade Jesuíta em Roma, emprego anular o profético dia-ano como prova para os 1.260 anos do regime papal. O Jesuíta Espanhol, Francisco Ribera (1537-1591) projetou como profecias sobre o anticristo para o futuro (futurismo), e Outro Espanhol, Luis de Alcázar (1554-1613), argumentava que estas profecias já foram cumpridas sem tempo Império Romano (preterismo).
O preterismo de Alcácer logo foi adotado pelo Calvinista Hugo Grotius (1583-1645) na Holanda, e com o tempo sejer o método favorito para a interpretação da profecia bíblica entre os teólogos liberais. Ribera aplicou como profecias do anticristo um futuro anticristo pessoal que apareceria no fim do tempo e Não há poder por três anos e meio. Por aproximadamente três décadas o futurismo esteve grandemente Confinado na Igreja Católica Romana, até que em 1826 Samuel R. Maitland (1792-1866), bibliotecário do Arcebispo de Canterbury, publicou um panfleto de 72 páginas com as ideias de Ribera de um futuro anticristo. Logo outro clérigo Protestante se voltou para o futurismo e começou a propagar em todo o redor. Entre eles estavam John Henry Newman, líder do movimento de Oxford, que mais tarde se tornou um cardeal Católico Romano e Edward Irving, o famoso ministro Presbiteriano Escocês.
Dispensacionalismo
O futurismo de Ribera preparou o fundamento para o dispensacionalismo, que ensina que Deus tem lidado Diferentemente com uma ideia para épocas diferentes da história bíblica. John Nelson Darby (1800-1882) é costumeiramente chamado de o pai do dispensacionalismo. Ele é um advogado e clérigo anglicano que em 1828, ficou desiludido com um espiritual espiritual da igreja, e se juntou ao Movimento Irmãos. Ele tinha uma mente brilhante; Ele não somente é necessário em Alemão e Francês, mas também traduziu o Novo Testamento para o Alemão, Francês e Inglês. Ele foi autor de mais de 50 livros, e em 1848 se faz líder dos Irmãos Exclusivo.
Darby começou uma filosofia da história na qual a história tem oito épocas ou dispensações, “Cada uma das quais é composta por uma forma diferente da qual Deus opera seu plano redentor.” Além disso, Darby afirmou que a vinda de Cristo sofreu em dois estágios. O primeiro, hum “arrebatamento secreto” invisível dos crentes verdadeiros, terminaria o grande “parêntese” de uma era da igreja que havia quando os judeus rejeitaram um Cristo. Seguindo o arrebatamento, como profecias do Velho Testamento concernentes a Israel são literalmente Cumpriu, Levando a uma grande tribulação que terminaria com uma segunda vinda de Cristo em glória. Nesse ritmo Cristo estabeleceu um reinado literal de mil anos sobre uma terra com Israel no seu centro. As visões escatológicas de Darby figuraram proeminentemente no fundamentalismo americano no período de 1920, quando os cristãos conservadores defenderam o Cristianismo Protestante ortodoxo contra os desafios do darwinismo e da teologia liberal. Hoje, a maioria dos cristãos evangélicos Aceitaram os principais pilares da escatologia de Darby. O conceito de um arrebatamento antes do período final da tribulação não era novo com Darby.
“Peter Jurieu em seu livro O Livramento da Igreja se Aproxima (1687) ensinou que o Cristo viria no ar para arrebatar os santos e retornaria para o céu antes da batalha do Armagedom. Ele falou de um arrebatamento secreto anterior à Sua vinda em seguida e julgamento no Armagedom. O comentário do Novo Testamento de Philip Doderidge (1738) e o comentário do Novo Testamento de John Gill (1748) Usou o termo arrebatamento e o falou de como ele é iminente. É claro que os homens criam Nesta visão precedente à descida de Cristo na terra e no tempo de julgamento. O proposito era preservar os crentes do tempo de julgamento. ”
É claro que os homens criam Nesta visão precedente à descida de Cristo na terra e no tempo de julgamento. O proposito era preservar os crentes do tempo de julgamento. ”
A doutrina do arrebatamento foi disseminada ao redor do mundo, através do movimento e através da publicação da Bíblia de Referência Scofield . A teoria não foi ensinado em escolas como o Instituto Bíblico Moody e no Seminário Teológico de Dallas. O livro A Agonia do Grande Planeta Terra de Hal Lindsey e muitos outros livros de natureza semelhante propagaram ainda mais a teoria do arrebatamento secreto.
Investigando a teoria do arrebatamento secreto
A teoria do arrebatamento é baseada em várias suposições. Devido a limitações de espaço, nós podemos investigar brevemente apenas dois deles: (1) que a septuagésima semana das setenta semanas a profecia em Daniel 9: 24-27 ainda é futura; e (2) que a igreja não passará pelo
grande tribulação.
- A septuagésima semana de Daniel 9:27.
Embora a ideia de que a septuagésima semana de Daniel ainda é o futuro tenha aparecido primeiro nos escritos
de Irineu (século II dC), 9 não desempenhou papel significativo na teologia cristã até tornou-se um pilar fundamental do dispensacionalismo no século XIX. De acordo Nessa perspectiva, as sessenta e nove semanas terminam com a entrada triunfal, e a septuagésima semana “é separada das outras sessenta e nove por um período indefinido de tempo ”. Por quê? Porque o
a era da igreja é vista como um parêntese no plano de Deus, ou seja, o relógio profético parou no Domingo de Páscoa e vai começar a marcar novamente após o arrebatamento quando Deus assume Sua direta relações com Israel no futuro.
Em resposta: (1) Não há razão lógica ou exegética para separar a septuagésima semana das outras sessenta e nove semanas. Não há outra profecia de tempo nas Escrituras que tem tal lacuna. (2) O assunto de Daniel 9:26 é o Messias, e o assunto no próximo verso é também o Messias, não o anticristo. De acordo com o padrão do verso em Daniel 9:25, 26 o príncipe em “o povo do príncipe” também pode se referir a Jesus. Mas mesmo se o príncipe no versículo 26 se refere a Tito (como um tipo do anticristo) e não ao Messias, ele não é o assunto do versículo 27 porque gramaticalmente ele está em uma posição subordinada ao “povo”.
São as pessoas que destroem a cidade e o santuário não o príncipe. O “ele” do versículo 27 deve se referir ao Messias no início do versículo 26. (3) Em Daniel 9:27 lemos: “Ele confirmará o pacto com muitos”. O texto não diz que ele fará um novo pacto. O idioma hebraico “cortar uma aliança” não é usado neste texto. Em vez disso o Messias,
diz, fortalecerá ou “fará prevalecer um pacto”. A referência não é a uma nova aliança, mas a um pacto já feito. Se o anticristo fizer uma nova aliança com “Muitos”, o profeta teria usado a linguagem apropriada de “cortar uma aliança”.
Ao contrário da teoria dispensacionalista, a septuagésima semana apresenta os pontos altos do ministério do Salvador.
Durante a primeira metade da semana Ele fortaleceu ou confirmou a
aliança através do Seu ensinamento. Um exemplo disso é onde Jesus, no Sermão do Monte, levou uma seleção dos Dez Mandamentos da antiga aliança e fortaleceu ou aprofundou seu significado. Então no meio da semana Ele trouxe para o fim o significado teológico das cerimonias de sacrifícios, oferecendo-se para a salvação da raça humana. Assim, o pacto eterno foi confirmado e ratificado por
a morte de Jesus Cristo.
A Igreja e a Grande Tribulação.
De acordo com o dispensacionalismo, a tribulação após o arrebatamento da igreja durará sete anos. Seu propósito é “trazer a conversão de uma multidão de judeus” que experimentarão o cumprimento dos promessas de Israel. 1 Tessalonicenses 1:10; 5: 9;Romanos 5: 9; e Apocalipse 3:10 apoia esse conceito.
Exegese cuidadosa dos textos em Romanos e 1 Tessalonicenses indica que a “irá porvir” refere-se à irá de Deus que destruirá os iníquos na Segunda Vinda como indicado em 2 Tessalonicenses 1: 7-10. É a manifestação da irá de Deus no final julgamento, não o tempo da tribulação que precede a vinda de Cristo. Paulo diz que “esperamos seu Filho do céu, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos libertou de a irá vindoura ”(1 Tessalonicenses 1:10). É o segundo advento de Cristo, momento em que o O arrebatamento acontecerá e nos libertará da irá vindoura. Portanto, essa irá não pode vir antes do Segundo Advento.
A “hora da provação (peirasmos)” em Apocalipse 3:10, pode muito bem referir-se à grandetribulação, mas o texto não diz que o povo de Deus não vai experimentá-lo. A frase“Vai te manter longe” vem das duas palavras gregas téreó e ek. Téreó tem o significando “vigiar”, “guarda”, “preservar”; e a preposição ek tem a base significado de “fora de”, “de” referindo-se a sair de algo ou de algum lugar.
Outra preposição grega (apo) expressa a ideia de separação, “longe de”. Em sua oração de sumo sacerdote, Jesus diz: “Eu não oro para que você os tire [ek] do mundo, mas que você deve mantê-los longe do mal” (João 17:15, NKJV). “Manter-se longe do mal” não significa que Satanás não pudesse tentar aos discípulos, mas Jesus está pedindo ao Pai para manter os discípulos a salvo na tentação, paravigie-os e evite que Satanás os supere.Similarmente, em 2 Pedro 2: 9 o apóstolo escreve: “o Senhor sabe libertar os piedosos de [ek] tentações [peirasmos] ”(NKJV). O apóstolo aqui não está dizendo que o povo de Deusserá mantido afastado das (apo) tentações, mas que Ele as libertará de (ek)meio deles. Da mesma forma, o apóstolo João em Apocalipse 3:10 não está dizendo que o os crentes serão mantidos longe da (apo) a hora do julgamento (peirasmos), que é o mesma palavra como “tentações” em 2 Pedro 2: 9, mas que eles serão mantidos em segurança durante esse tempo. Assim, nenhum dos textos usados para apoiar a ideia de que a igreja não passará pelo grande tribulação está realmente dizendo isso. De fato, a Escritura ensina claramente que os santos Deus passarão pela grande tribulação (Mateus 24: 9; Marcos 13:11; Lucas 21: 12-19; Rev. 13: 14-17) .19
Conclusão
A teoria do arrebatamento, de origem recente, capturou a imaginação de milhões de sinceros Cristãos Seu ensinamento central – que o cumprimento da septuagésima semana dos 70 anos de Daniel semana ainda é no futuro baseia-se em pressuposições anti-bíblicas, e seu ensinamento de que a igreja não vai passar pela grande tribulação serve para a emoção humana do medo de dificuldades, mas é contrário ao ensino da Bíblia. De acordo com as Escrituras, a igreja experimentará a grande tribulação, mas será libertada através do arrebatamento em Jesus segundo advento.
Bibliografia:
1 Marca registrada pertencentes à Tyndale House Publishers, Wheaton, Illinois.
2 Martinho Lutero, por exemplo, disse: “Eu creio que o papai seja o demônio disfarçado e encarnado, porque ele é o Anticristo.” Sämtliche
Schriften (St. Louis: Concordia Pub. House [1887]), 23: 845.
3 LR Conradi, A Força Impelidora da Verdade Profética, (Londres: Thynne e B. Co., Ltd., 1935), p. 346
4 Ibid., 2, págs. 489-93.
5 Uma Inquirição nos Fundamentos Sobre os Quais o Período Profético de Daniel e São João Mais Sidos Supostos Consistir de 1260 Anos , 2ª
edição (Londres: 1837), p. 2
6 Veja Walter A. Elwell, Dicionário Evangélico de Teologia (Grand Rapids: Baker Book House, 1984), p. 292
7 Este ponto de vista ignora completamente a natureza das profecias do Velho Testamento (Dt 28: 1, 15; Jr 4: 1; 18: 7-10).
8 Veja Mal Couch, ed., Dicionário de Teologia Pré-milenar: Um Guia Prático para as Pessoas, Pontos de Vista e História dos Estudos.
Proféticos (Grand Rapids: Kregel Publications, 1996), p. 346
9 Irineu, Contra Heresias 5.25.3, (Pais Ante-Nicenos, 1, p. 554). Falando do Anticristo ele diz, Daniel “indica o tempo que esta tirania durará,
Durante um dia, o que você quer, é um sacrifício puro para Deus: ‘E não meio da semana’, ele diz, ‘O sacrifício
ea libação será tirada, ea abominação da desolação [será trazida] para o templo… ‘Ora! Os três anos e os seis meses constituem uma meia semana.
10 J. Dwight Pentecost, Coisas Por Vir (Grand Rapids: Zondervan, 1958), p. 247
11 Nenhuma listagem foi profecias de lacunas listadas por Pentecostes (pág. 247) são profecias de tempo. Todas as edições na ideia que as
profecias do Velho Testamento de Israel deve ser cumprido literalmente por Israel no futuro.
12 1. Verso 25 – Messias ( mashiach ) – Príncipe ( nagid ) – A + B 2. Verso 26a – Messias ( mashiach ) – A 3. Verso 26b – Príncipe ( nagid ) –
B “Este modelo sugere que todas as três referências sejam feitas ao mesmo nome.
no verso 25. Se este para o caso, então o povo do governo que se refere ao povo do Messias … Se esta interpretação estiver correta, em que
sentido o povo do Messias Príncipe Judaico destruirá a cidade e o santuário em 70 AD? O exército romano era realmente o agente físico que trouxe
a construção literal de Jerusalém. Mas por que eles são um destruiram? Eles fizeram porque a Judéia se rebelou contra Roma. Se uma Judéia não tivesse se
O Shea, Daniel 7-12 (Nampa, Idaho: Pacific Press ® Pub.
Assn., 1996), págs. 75, 76.
13 No pensamento dispensacionalista a morte de Cristo e a mesma realização no período das 70 semanas. “A retirada do Messias
Terminar apenas uns poucos dias depois que as sessões terminam e terminaram ”(Pentecostes, p. 248).
septuagésima semana carregando em algum tempo no futuro.
14 Ibid., P. 237
15 Veja John Stott, Romanos (Downers Grove, Ill .: InterVarsity Press, 1994), p. 146; John Murray, Epístola aos Romanos NICNT (Grand
Rapids, Mich .: Wm. B. Eerdmans Pub., 1965), p. 171; Charles Wanamaker, Comentário Sobre 1 & 2 Tessalonicenses NIGTC (Grand Rapids,
Mich .: Wm. B. Eerdmans Pub., 1990), p. 88
16 WF Arndt e FW Gingrich, “ Téreó ” , Um Léxico Grego-Inglês (Chicago: University of Chicago Press, 1979).
17 Ibid., ” Ek “.
18 Ibid., ” Apo “.
19 Síncrone que está sendo dito sobre o remanescente Judaico e não à igreja (Pentecostes, pp. 278, 238)
Que Deus deve cumprir literalmente Suas profecias sobre Israel.
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